Pais de menina desaparecida criticam atitude de jornal

Os pais da britânica Madeleine McCann, que desapareceu em Portugal no início de maio, criticaram a imprensa por publicar detalhes de uma dica anônima sobre o suposto paradeiro da menina. A polícia que investiga o caso afirmou que estava checando a dica, p

O jornal declarou ter entregado à polícia uma carta anônima com um mapa que mostrava um local ao sul de Portugal onde Maddie, como a menina é chamada, pode ter sido enterrada. A notícia foi amplamente divulgada.



Gerry McCann, pai da menina de quatro anos, afirmou que a família ficou extremamente desapontada pela informação ter sido divulgada desta maneira. “Ainda que toda informação seja levada a sério, nós ficamos muito tristes que a credibilidade desta carta não tenha sido checada e, o mais importante, que ela tenha sido publicada antes que a polícia portuguesa tivesse a oportunidade de investigar a alegação e, caso fosse necessário, pudesse fazer uma busca na região sem atrair a atenção da mídia”, desabafou.



“Para nós, isso é jornalismo irresponsável e, mesmo se [a informação] fosse verdadeira, é insensível e cruel. Podem imaginar como é estressante para mim e para Kate [mãe da menina] ouvir tais alegações através da imprensa. Se toda e qualquer informação fosse publicada desta forma não haveria nada mais nos jornais”.



Pistas e investigações



O local indicado no mapa é uma região vazia com vegetação rasteira não muito distante da Praia da Luz, cidade do Algarve onde Maddie desapareceu enquanto passava férias com sua família. Após a publicação da dica pelo jornal, a polícia afirmou que pode vir a usar cães farejadores para vasculhar a área.



Segundo as autoridades envolvidas na investigação, dezenas de pistas já foram seguidas, incluindo relatos de pessoas que teriam visto a menina. Nenhuma delas, entretanto, obteve sucesso.



Madeleine desapareceu em 3 de maio, depois que seus pais a deixaram sozinha com dois irmãos mais novos em um quarto de hotel e foram jantar em um restaurante próximo. Desde então, o casal McCann lançou uma campanha internacional para tentar encontrar a filha, com a ajuda de celebridades como o jogador de futebol David Beckham e a escritora J. K. Rowling, autora da série Harry Potter.