PCdoB Capital debate projeto 2008
Em reunião realizada no último final de semana, os dirigentes do PCdoB da cidade de São Paulo debateram a nova tática política do Partido e o projeto eleitoral para as eleições de 2008 na cidade.
Publicado 19/06/2007 19:22 | Editado 04/03/2020 17:19
Os comunistas trabalham com a perspectiva de lançar o deputado federal Aldo Rebelo candidato a prefeito e estão construindo uma ampla e forte chapa própria de vereadores.
A apresentação do momento político político foi conduzida por Júlia Roland, presidente do Comitê Municipal. A leitura é de uma situação favorável para o PCdoB participar de forma plena do processo eleitoral, se apresentando com candidatura majoritária, como alternativa de poder.
Outra constatação é que as eleições de 2008 em São Paulo são fundamentais para a batalha de 2010, em que não há ainda candidato natural à sucessão de Lula. “A relação da disputa de 2008 com 2010 é mais intensa. Lula não será candidato e abre espaço mais amplo para outras lideranças.Nenhuma candidatura em 2010 terá viabilidade sem apoio em São Paulo”, diz Júlia Roland.
Aspecto também relevante é a necessidade de se construir alternativas à polarização entre petistas e tucanos. Para a dirigente comunista “2008 abre caminho para saírmos da polarização entre PT X PSDB, contribui outra alternativa para São Paulo. E essa necessidade não é apenas do PCdoB e do Bloco”.
A reunião apreciou uma proposta inicial de composição da chapa de candidatos a vereador, já que muitos nomes ainda devem ser agregados até o encerramento do prazo para novas filiações, em 30 de setembro. Deliberou-se também sobre o calendário de atividades do Comitê Municipal e da Conferência ordinária, que deve acontecer no final de setembro.
Fernando Borgonovi, pelo Vermelho-SP