Relator da CPI apontará pilotos como culpados por acidente

O relator da CPI da Crise Aérea, deputado Marco Maia (PT-RS), afirmou que no relatório final vai apontar os pilotos do jato Legacy, Joe Lepore e Jean Paul Paladino, como os maiores culpados pelo acidente com o avião da Gol, em setembro passado. Além do

O deputado também vai pedir no relatório mais recursos para o sistema aéreo e para a modernização dos equipamentos e do software utilizados pelos controladores. “É evidente que só o software não garante total segurança do controle aéreo, mas uma versão mais atual pode minimizar esses riscos”, enfatizou. A declaração foi uma resposta ao depoimento da presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Graziella Baggio, encerrado há pouco na CPI.


 


A presidente do sindicato criticou a criminalização dos pilotos e disse que as preliminares da investigação não estão sequer concluídas. “Culpar alguém sem ter provas, aí sim é crime”, assinalou.


 


Para o deputado Marco Maia, essa defesa faz parte do papel dela como sindicalista, mas o relator acentua que o fato de não criminalizar os acidentes aéreos não significa isentar de culpa os pilotos.


 


Cindacta


 



Amanhã, às 9h30, os parlamentares farão a segunda visita ao Cindacta 1 (Brasília). Os integrantes da CPI vão poder entrar na sala de controle de vôo e também assistirão a um vídeo da Aeronáutica de simulação do acidente.


 


Às 12 horas, os deputados terão reunião para votar requerimentos.


 


Fonte: Agência Câmara