Sergipe é o país do forró

Sergipanos promovem o melhor e maior São João do país. Os festejos são comemorados em todos os cantos do Estado. 

Com a chegada do dia de São João, Sergipe torna-se um grande arraiá. As comemorações dos santos juninos mobilizam todos os sergipanos, atraindo turistas do Brasil e do exterior, além de demonstrar a alegria do povo e a cultura local.


 


Na capital, o grande destaque das festas juninas é o Forró Caju, que todo ano leva uma média de 100 mil pessoas por noite. Neste sábado, 23, sobem ao palco Luiz Gonzaga, o principal do evento, os cantores Dominguinhos, Zé Ramalho e Alceu Valença, além da banda Mauricinhos do Forró. Já na noite de São João, domingo, o arrasta-pé será comandado pelo Trio Nordestino, Falamansa, o cantor Frank Aguiar e a banda Gatinha Manhosa. Ao todo serão 132 atrações musicais. Desse total, 42 são nacionais e 90 são locais.


 


“Um público de mais de 100 mil pessoas por dia é uma vitrine fantástica para qualquer artista da região. A preocupação da nossa gestão é fazer do Forró Caju um palco para os artistas da terra, proporcionando a eles o acesso a um grande número de
pessoas que poderão conhecer melhor seus trabalhos. É por isso que mesclamos artistas de renome nacional, que atraem muita gente, com os nomes do nosso Sergipe. Assim damos oportunidade de divulgação para esses artistas, que no evento têm também uma renda garantida todos os anos. Preservar e divulgar a cultura local é essencial para o trabalho da Fundação”, afirma Lucimara Passos, presidente da Funcaju.


 


Outra opção em Aracaju é o Arraiá do Povo, montado na Orla de Atalaia desde o dia 1º de junho. Com sua cidade cenográfica e o Barracão Cultural Lampião e Maria Bonita, onde acontecem apresentações de grupos folclóricos, quadrilhas juninas e trios pé-de-serra, o espaço se transformou num verdadeiro reduto para aqueles que querem um programa junino livre de aglomeração. O lugar é ideal para famílias que podem se divertir com tranqüilidade.


 


Turistas visitam Sergipe e aprovam


 


Turistas de toda parte do país e do mundo aportaram em Aracaju para curtir a festa que já é marca registrada da cidade. Os baianos são maioria entre os turistas que vêm à cidade para curtir a festa. Em se tratando de festa junina, para eles, não há outro lugar melhor. “Essa é a terceira vez que participo da festa e não tenho o que reclamar. O evento tem uma superestrutura que garante a nós, turistas, segurança e conforto. Além do mais, as melhores atrações musicais estão reunidas na programação”, diz a soteropolitana Lorena Araújo.


 


Além dos turistas brasileiros, a cidade recebe durante as semanas de festa do período junino visitantes do mundo inteiro. “Conheci esse ritmo chamado forró no carnaval de Olinda (PE), quando assisti uma apresentação de quadrilhas e fiquei encantado. Recebi o convite de amigos aracajuanos para conhecer o Forró Caju e estou adorando a cidade. As praias e especialmente essa festa maravilhosa. Espero estar aqui novamente no próximo ano”, afirma com entusiasmo o norte-americano Bradley Hayes, vindo da cidade de New Haven, Connecticut.


 


No interior a festa continua com a mesma alegria



 
Em Estância, onde predomina a tradição dos fogos de artifício, neste sábado, 23, no forródromo da cidade, o forró será animado com as apresentações do Trio Nordestino, banda Forró Fantástico e o Forrozão Capim Canela. No dia seguinte, domingo, o cantor Alceu Valença, a sergipana Amorosa e a banda Vaqueiros do Sertão serão os responsáveis pela animação. Além dessas atrações, a banda de forró da Orquestra Carlos Gomes também se apresentará no palco alternativo, nos dois dias de festa.


 


O ‘São de Paz e Amor’ em Areia Branca será outro destino importante neste sábado. O forródromo da cidade, que tem capacidade para cerca de 100 mil pessoas, ficará pequeno para o público que vai dançar ao som de Genival Lacerda, Amorosa, Xote Baião, Passarada do Ritmo e Zé Manoel. Já no domingo, 24, a programação será religiosa. Logo cedo acontece a procissão do Padroeiro da cidade, São João Batista. Na seqüência tem alvorada festiva e os shows do padre Antônio Maria e do cantor Roberto Alves.



 


No município de Itaporanga D’Ajuda, distante apenas 30km de Aracaju, a festança também será animada com as bandas Forró Maior, Vaqueiros do Sertão e o cantor Erivaldo de Carira, que se apresentam na véspera de São João, a partir das 21h, no
forródromo da cidade. No domingo a programação terá início mais cedo, às 15h, com um casamento caipira animado por ‘Viola, a Explosão das Vaquejadas’. À noite, no forródromo, a banda Rastro de Fogo e Danielzinho e Forrozão Quarto de Milha dão continuidade à festa.


 


 


Com agências