Fidel: alternativa da juventude é lutar pelo socialismo

O presidente cubano, Fidel Castro, considera que a alternativa dos jovens é ''ser ou não ser'' revolucionário, em artigo publicado na edição de hoje do jornal oficial ''Juventud Rebelde''. ''Se os jovens falham, tudo falhará. Em mim é mais profunda a conv

A UJC afirmou em mensagem dirigida a Fidel e divulgada na sexta-feira (22) pelo jornal, que os artigos de ''Reflexões'' publicados pelo líder da revolução ''constituem profundas doutrinas para a juventude e acrescentam sua convicção de serem imbatíveis em cada trincheira para defender a pátria, a revolução e o socialismo''.


 


Fidel sofre de uma grave doença intestinal e o irmão Raúl tem assumido parte de seus compromissos desde 31 de julho do ano passado. Desde março, o político publica uma série ''Reflexões'' centradas, especialmente, em críticas aos Estados Unidos e ao presidente George W. Bush.


 


No novo artigo, Fidel disse que leu a mensagem dos jovens ''com emoção'' e citou a frase de Hamlet, um dos dramas do escritor inglês William Shakespeare, ''ser ou não ser'', considerada ''a alternativa dos jovens''.


 


''Qualquer outra coisa seria viver no mais idílico dos mundos algumas dezenas de anos, que na História do Tempo não serão mais que alguns segundos'', ressalta o líder cubano.


 


Além disso, apontou as perguntas ''para que serve a vida sem idéias?, acaso nascem as idéias com um homem?, acaso morrem com este?''.


 


No artigo de hoje, o líder cubano opina que ''no futuro não teriam espaço possível as horríveis injustiças que o sistema capitalista desenvolvido oferece hoje junto a uma tirania mundial'', ressalta Fidel.