Irmão de JFK teria liderado plano para assassinar Fidel

Robert Kennedy, irmão do ex-presidente dos EUA, John F. Kennedy (assassinado em 1963), teria dirigido pessoalmente um plano de atentado contra o líder cubano Fidel Castro. A informação histórica veio a público nesta semana, por meio de um memorando da Cas

O documento, divulgado pelos Arquivos de Segurança Nacional da Universidade George Washington, mostra uma conversa entre o ex-presidente Gerard Ford e seu secretário de Estado, Henry Kissinger, ocorrida em 4 de janeiro de 1975.



Na conversa, Kissinger assegura a Ford que o outrora diretor da Agência Central de Inteligência (CIA) Richard Helms confirmou que Robert Kennedy encabeçou um atentado contra o presidente cubano.



''Helms diz que todas essas histórias são apenas a ponta do iceberg. Se eles saem, o sangue vai correr. Robert Kennedy, pessoalmente, dirigiu a operação de assassinato de Castro'', comentou o então secretário de Estado.



Mais surpresas por vir



O memorando é parte de uma série de documentos desclassificados pela CIA. Os arquivos mostram ações arbitrárias de vigilância doméstica, seqüestros, planos de assassinato contra governantes estrangeiros e testes químicos com humano, entre outras revelações impactantes.



O atual diretor da CIA, MIchael Hayden, disse na última sexta-feira (22) que todos os documentos serão divulgados nesta semana, ainda que alguns dados já tenham sido adiantados pelo governo.



Os documentos de inteligência, com o alegórico nome ''As jóias da família'', também mostram detalhes sobre a infiltração de grupos de esquerda na América Latina e outras regiões do mundo durante os anos 60 do século passado.



Fonte: Agência Prensa Latina