Petrobras conclui transferência de refinarias à Bolívia

O governo boliviano assumiu nesta terça-feira (26) o controle das duas refinarias da Petrobras, pelas quais já pagou a primeira parcela, uma vez que o problema do seguro, que demorou a entrega, foi resolvido.

A Petrobras exigiu judicialmente a cobertura do seguro às refinarias Gualberto Villarroel, que funciona em Cochabamba, e Guillermo Elder, em Santa Cruz. A seguradora é a Boliviana Ciacruz de Seguros e Reaseguros. A resolução da questão abriu caminho para a transferência.



O governo boliviano já pagou a primeira das duas parcelas da compra, mas havia anunciado que não assumiria o controle das refinarias enquanto não fosse concretizada a contratação do seguro correspondente, o que deveria ser feito pela Petrobras.



O seguro foi negociado pela Petrobras porque a apólice vigente anteriormente perderia sua validade no caso de qualquer dos ativos deixar de operar, explica um comunicado divulgado pela empresa.
 


A cobertura do seguro envolve todos os riscos de danos às instalações, máquinas, equipamentos, obras civis e inventário de produtos, assim como de responsabilidade civil, para amparar riscos de perdas provocadas a terceiros e suas propriedades, segundo informa a Petrobras.



O seguro é de US$ 180 milhões. A YPFB depositou US$ 56 milhões na conta da Petrobras em Nova York, pela primeira das parcelas do acordo de compra e venda das refinarias, assim como a garantia de pagamento das demais parcelas.



Fonte: Ansa Latina