Chico Lopes participa do “Fórum Ceará – Idéias para um Futuro Melhor”
O deputado federal Chico Lopes (PCdoB/CE) participa do “Fórum Ceará – Idéias para um Futuro Melhor”, que acontece ao longo deste fim de semana, reunindo 350 personalidades de diversas áreas para pensar o desenvolvimento do Estado. O encontro acontece no H
Publicado 29/06/2007 11:24 | Editado 04/03/2020 16:37
De acordo com o Governo do Estado, foram convidados representantes que se destacam nas mais diferentes áreas, de modo a favorecer o debate sobre grandes temas, da economia à cultura, passando por saúde, educação e segurança pública. Além de parlamentares e outros protagonistas da cena política, empresários, trabalhadores, intelectuais, artistas, jornalistas e representantes de ONGs deverão participar do fórum.
No conjunto, o desenvolvimento do Estado se coloca como tema maior, a partir do qual as temáticas específicas devem ser discutidas pelos convidados, coordenados pelo vice-prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda, que também gerenciou discussões semelhantes realizadas durante a campanha eleitoral de 2006, tendo como principais eixos de debate “Sociedade justa e solidária”, “Economia para uma vida melhor” e “Governo ético, competente e participativo”. Nos primeiros meses de gestão, o tripé foi abordado nos seminários do Plano Participativo Plurianual do Estado.
Lopes elogia iniciativa e destaca educação e saúde
Para o deputado federal Chico Lopes, o Fórum Ceará pode trazer diversas boas idéias para o desenvolvimento do Estado. “É uma iniciativa importante do Governo do Estado, conversar com a sociedade a respeito da administração estadual. Estamos conscientes de qual foi o Estado que o governador pegou, do grande desafio de equilibrar receitas e despesas. Acho que o governador toma uma atitude importante, ao ouvir a sociedade. Da nossa parte, nós, deputados federais, temos que conhecer a administração, saber o que é prioridade, para poder cobrar em Brasília mais recursos em projetos em favor do Ceará, independente de ser situação ou oposição”, afirma Lopes.
Para o parlamentar comunista, dois setores devem ter especial destaque nas discussões. “Saúde e educação são duas áreas que historicamente a gente vem acompanhando muito de perto. A saúde tem sempre demanda alta, pode ter eventualmente problemas de administração. Mas o ponto fundamental é a falta de mais recursos, algo em que podemos buscar ajudar o Ceará em Brasília”, relaciona. “O mesmo vale para a educação, em que o governo Lula caminhou muito, e está tendo muito progresso, com o Fundeb. Mas o débito vem de muitos anos. Precisamos estar atentos, fazer o máximo para reverter esse quadro e lutar sempre por melhores condições de trabalho para o professor e educação de qualidade para os alunos”.