Instituto Plural divulga números da sucessão municipal em Olinda

Uma pesquisa divulgada no último dia 25 de junho pelo Instituto Plural, através do Blog do Jamildo – JC OnLine, revelou os últimos dados sobre as eleições de 2008 para sucessão municipal da cidade de Olinda. Neles

Na pesquisa sobre as eleições para prefeito em 2008, os entrevistados foram abordados de várias formas. Um formato espontâneo, onde os eleitores são questionados sobre nomes para a próxima gestão sem acesso a uma lista de pré-candidatos, mostrou a ex-prefeita Jacilda Urquisa (PMDB) como a mais citada, com 8% das intenções. Na seqüência, Alf (PTB) obteve 6% das indicações, empatando com a atual prefeita, Luciana Santos (PCdoB).


 


Além da espontânea, a peemedebista também sai na frente na pesquisa estimulada. Uma lista improvável, com 14 sugestões de nomes – inclusive, que não deverão concorrer às eleições em Olinda – foi entregue aos entrevistados. Neste caso, Jacilda (PMDB) obteve 20% das intenções de voto, seguida novamente por Alf (PTB) e Cadoca (PMDB), empatados com 16%. Os candidatos do PCdoB, que naturalmente sucederiam a atual prefeita Luciana Santos – Impossibilitada de voltar a se candidatar por já estar em seu segundo mandato executivo seguido – apareceram com 4% das indicações cada um.


 


Sobre a popularidade do Governador do Estado, Eduardo Campos(PSB), o Instituto Plural mostra uma imagem positivas no município. Apesar de estar no início da gestão, o governador tem 75% de aprovação geral, sendo que 9% consideram o desempenho ‘ótimo’, 45% ‘bom’ e 26% ‘regular’. Apenas 4% acha a gestão ‘péssima’ e 2%, ‘ruim’. 20% dos entrevistados ‘não sabe / não opinou’.


 


O presidente Lula também tem uma excelente imagem entre os olindenses superando, inclusive, Recife e Jaboatão dos Guararapes. Enquanto em Olinda o presidente petista tem 94% de aprovação total (Sendo 21% de ‘ótimo’, 41% de ‘bom’ e 32% de ‘regular’), no Recife a sua popularidade é de 88% e, em Jaboatão dos Guararapes de 90%.


 


Na pesquisa que avaliou a opinião dos eleitores de Olinda sobre a gestão da prefeita comunista, uma controvérsia. Apesar de o Instituto Plural ter mostrado que as pesquisas apontam a ex-prefeita Jacilda Urquisa como preferida para sucedê-la, 67% dos entrevistados aprovam a gestão da comunista sendo que, do total, 40% considerar o desempenho ‘regular’, 20% ‘boa’ e 7% ‘ótima’. Apenas 32% desaprovou a atuação da atual prefeita, considerando entre ‘ruim’ e ‘péssima’.


 


Do Recife,


Manuella Bezerra de Melo