Osmar Júnior defende irrigantes piauienses

O dep. Federal Osmar Júnior, PCdo B/PI, tem se destacado  entre os demais parlamentares da bancada do seu estado por  ações voltadas para os interesses do Piauí, principalmente nas áreas de agricultura, pecuária e abastecimento. O parlamentar ac

Os referidos projetos de irrigação, criados para desenvolver os municípios de Parnaíba e Guadalupe, em 1987, entraram em operação a partir da década de 90, e atualmente estão  com uma produção avaliada em média, segundo números apresentados, em seu pedido, pelo dep. Osmar Júnior, como bem abaixo do seu potencial integral. Dos 3.186 hectares do Platôs de Guadalupe,  apenas 580 estão em produção; enquanto no Tabuleiros Litorâneos, com área de 2.440 hectares , somente 660 estão produzindo regularmente.



 
“A principal causa, argumenta o deputado piauiense, da  falta de exploração total dos dois projetos, é o acúmulo de dívidas com a CEPISA que inviabiliza os compromissos dos irrigantes com a empresa de energia elétrica”, comentou.Na verdade, em função das dívidas acumuladas por causa da demora na implantação dos projetos, o resultado foi a elevação do  custeio, daí a dificuldade de honrar os compromissos com a concessionária de energia no Piauí.



 
Foi exatamente neste sentido que se encaminhou o pedido do dep. Federal Osmar Júnior para a intervenção do Ministério das Minas e Energia em busca de uma solução para o problema dos irrigantes, cujo objetivo é pôr fim a instabilidade provocada pela incessante ameaça de suspensão do fornecimento de energia nos perímetros dos dois projetos.



 
A saída apresentada para equacionar a questão de interesse dos irrigantes e das comunidades seria o DNOCS – Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), atual administrador dos perímetros irrigados, doar toda a estrutura elétrica dos referidos projetos, pertencente ao patrimônio desta autarquia federal para a CEPISA, abrindo assim um crédito financeiro a ser utilizado pelo DNOCS para pagar a dívida das pessoas envolvidas. O ministério ficou de estudar o pleito do dep. Osmar Júnior, e em breve, vai apresentar uma saída para o problema envolvendo os dois projetos desenvolvimentistas.


 


Com assessoria de imprensa.