É preciso superar os impasses com a Venezuela, diz Zé Dirceu

Para o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, só a habilidade política pode evitar que a Venezuela saia do Mercosul. Em texto publicado nesta quarta-feira (4) em seu blog, ele ataca a oposição brasileira e pede para que o governo priorize as relações que

Confira abaixo o texto:



É preciso superar os impasses na relação com a Venezuela



Estão se agravando as relações entre o Brasil e a Venezuela e só a política pode salvar a mais importante relação entre o Brasil e os países da América do Sul. Qualquer política que nos leve a nos afastar da Venezuela ou a estimular o contencioso entre os dois países, que é natural, vai violentamente contra nossos interesses nacionais, políticos, econômicos, comerciais, diplomáticos e contra toda nossa política de integração sul-americana e mesmo de fortalecimento de nossa soberania.



É natural que a Venezuela tenha dificuldades de aceitar a Tarifa Externa Comum (TEC) e as preferenciais e que Hugo Chávez defenda sua indústria e seu empresariado. Nós fazemos o mesmo. Como também é natural que não admita interferência nos assuntos internos da Venezuela. O que não é normal é a oposição brasileira querer impedir a entrada da Venezuela no Mercosul. Ou ainda julgar a democracia venezuelana ou as decisões de seu governo, sem que isso, como já expressei aqui no blog, signifique concordar com as declarações do presidente do país amigo sobre o nosso Senado.



Acredito que devemos priorizar e fazer tudo para que nossas ralações com a Venezuela se ampliem e se consolidem. Tanto comerciais como políticas, dentro dos limites da soberania de cada pais e mantendo nossas convergências, sem abrir mão de nossas divergências, como manda a boa diplomacia. Acredito que só a política, ou seja, a busca de objetivos estratégicos, pode equacionar essas divergências, normais num processo tão complexo e novo como a integração sul-americana.



E somente o presidente Lula e o presidente Chávez poderão superar essas questões e equacioná-las no tempo certo. Sem ultimatos e sem postergações. Precisamos trabalhar firme para que o Senado aprove a adesão da Venezuela ao Mercosul e negociar à exaustão os termos dessa adesão. Não devemos jamais dar como encerrada essa necessária adesão apenas porque surgiram obstáculos esperados e naturais. Basta ver com têm sido conflituosas as ralações dentro do Mercosul com a Argentina e mesmo com o Uruguai e Paraguai, sem falar na guerra das papeleiras entre os argentinos e uruguaios.



Nosso interesse nacional manda que priorizemos as relações com a Venezuela. Sem ela não haverá integração sul-americana. Essa é a questão. Só não vê quem não quer ou quem vê tudo sempre pelos olhos do Norte.



Fonte: Blog do Dirceu