Mercosul: Vásquez segue Kirchner e intercede pela Venezuela

O governo uruguaio intercederá para solucionar o desacordo entre Brasil e Venezuela, que torna incerto o ingresso do segundo no Mercosul, segundo informações publicadas na edição desta sexta-feira (6) do jornal uruguaio Ultimas Noticias.

Segundo a publicação, as ações da chancelaria uruguaia para aproximar as duas partes têm caráter “informal”. Fontes do governo informaram ao jornal que o governo de Tabaré Vázquez “considera muito inconveniente a possibilidade de que a Venezuela abandone o Mercosul”.



O governo uruguaio entende que “por ser presidente pro-tempore do Mercosul, cabe a Vázquez a responsabilidade de manter as boas relações dentro do bloco”.



O presidente do Parlamento do Mercosul, o deputado socialista uruguaio Roberto Conde, iniciou nesta quinta-feira consultas aos parlamentares dos países membros na tentativa de estabelecer um diálogo político.



O desacordo entre Brasil e Venezuela teve início em meados de maio, quando o Parlamento brasileiro solicitou ao presidente venezuelano, Hugo Chávez, que renovasse a concessão da Radio Caracas Televisión (RCTV).



Chávez estabeleceu setembro como prazo para que o ingresso da Venezuela no Mercosul seja aprovado pelos Congressos do Brasil e do Paraguai ou, caso contrário, retiraria a solicitação de incorporação ao bloco.



Fonte: Ansa Latina