Evo diz que EUA deviam seguir exemplo cubano

O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse neste sábado em La Paz que o governo dos Estados Unidos deveria aprender o exemplo de Cuba, “que manda tropas ao exterior para salvar vidas, não para acabar com elas”.

Em discurso pronunciado na capital boliviana e transmitido pelas emissoras de televisão do país, o presidente criticou a presença de tropas americanas no Iraque e no Afeganistão e, ao mesmo tempo, elogiou o trabalho desenvolvido pelos médicos cubanos na Bolívia.



Segundo dados recentes da embaixada de Havana em La Paz, na Bolívia trabalham atualmente quase 1.300 médicos cubanos, em programas de saúde desenvolvidos junto à população carente do país.



O presidente boliviano também elogiou hoje a colaboração que recebe da Venezuela, com obras públicas em uma região da cidade de La Paz, financiadas com a ajuda desse país.



Morales destacou os empréstimos venezuelanos, que integram os planos econômicos dexenvolvidos dentro do acordo para a Alternativa Bolivariana para as Américas, a ALBA, em resposta à tentativa de imposição da Área de Livre Comércio das Américas insistida pelos Estados Unidos.