Parlamento cubano tenta revitalizar relações com o México

O presidente do Parlamentode Cuba, Ricardo Alarcón de Quesada, comandou os trabalhos da 9ª Reunião Inter-parlamentar Cuba-México, na qual o presidente do Senado do México, Manlio Fabio Beltrones, manifestou o interesse de incentivar as relações bilaterais

Uma ampla delegação do México – tanto do Senado quanto da Câmara dos Deputados – participou do diálogo. Entre eles, destacadas personalidades da política, representantes de todas as tendências e partidos políticos.



Segundo destacou Beltrones, a composição da comitiva reflete por si só o propósito de exortar o governo federal do México a “reatar com prontidão” e “fortalecer em plenitude” os vínculos com a Maior das Antilhas.



Alarcón, que sublinhou as históricas posições comuns quanto ao respeito ao direito alheio, à defesa da independência nacional, à autodeterminação, à não-ingerência estrangeira nos assuntos internos e à solidariedade latino-americana, afirmou que a fraternal aproximação dos cubanos aos mexicanos é tão viva hoje quanto em qualquer outro momento de nosso passado.



Beltrones precisou que o Congresso mexicano tem significativo interesse em chegar a posições coordenadas com Cuba com vista a fóruns internacionais, como a próxima primeira reunião do grupo de trabalho da Assembléia Parlamentar Euro-Latino-Americana. Assinalou também a importância do intercâmbio nos setores do comércio, educação, ciência e técnica, questões migratórias, prevenção de riscos e enfrentamento a fenômenos associados à mudança climática, como os severos furacões.



Fonte: Granma