Próximos dois dias são decisivos para ACM, diz neto

O senador Antonio Carlos Magalhães foi submetido na manhã deste sábado a uma grande dosagem de medicamentos e, segundo ACM Neto, houve uma leve melhora no estado clínico. O senador teve o quadro clínico agravado por complicação gástrica.

Os próximos dois dias são decisivos para o senador Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA), internado há um mês no Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas, em São Paulo.


 


A afirmação é do deputado ACM Neto (DEM-BA), que considera o prazo para uma definição do quadro clínico do senador, bastante agravado na última sexta-feira em decorrência de uma complicação gástrica detectada na noite anterior.


 


ACM foi submetido a uma grande dosagem de medicamentos na manhã deste sábado e apresentou, segundo ACM Neto, uma leve melhora em seu estado clínico. Após a piora na sáude do senador, boatos dando conta de que ele tinha entrado em coma chegaram ao Congresso Nacional, em Brasília.


 


ACM Neto, no entanto, negou que o avô esteja inconsciente: “Ele não perdeu a consciência em momento algum. Está lúcido e conversando” – disse. O deputado qualificou as especulações de que o avô já tenha morrido de “absurdo” e “crueldade com a família. Você acha que se isso tivesse acontecido eu estaria falando pelo telefone neste momento?” – questionou à reportagem, na sexta-feira à tarde.


 


A complicação no sistema gástrico é um problema novo enfrentado por ACM, que foi internado em 13 de junho para tratar de disfunção renal e insuficiência cardíaca. Diabético, ele sofreu um enfarte em 1989 e precisa controlar os batimentos do coração. O histórico de doenças e a idade do senador, que completa 80 anos em setembro, aumentam a necessidade de cuidados médicos.


 


Na manhã de sexta-feira, após receberem a notícia do agravamento do estado de saúde do parlamentar baiano, os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e José Sarney (PMDB-AP) visitaram Antonio Carlos no Incor. Segundo ACM Neto, eles conversaram com ACM, “mas não sobre política”. ACM teve outras duas internações no hospital paulista este ano. De 7 a 15 de março, para tratar de uma pneumonia, e de 17 e 20 de abril, para cuidar de insuficiência cardíaca e renal.


 


Com informações das agências