Simpatizante dos Panteras Negras dá 1º ouro ao Brasil no Pan

O Brasil subiu, enfim, ao topo do pódio nos Jogos Pan-Americanos — e chegou lá com um engajado atleta negro. Diogo Silva conquistou a primeira medalha de ouro para o país no Rio de Janeiro, ao vencer o peruano Peter Lopez por quatro pontos de vantagem, ne

A luta, assim como na semifinal, começou com os dois lutadores se estudando muito. O juiz teve que parar duas vezes e tirar ponto dos dois lutadores. Em seguida, os dois atletas ficaram mais agressivos, e Diogo logo marcou dois pontos.


 


No terceiro round, o peruano, em desvantagem por dois pontos, foi para cima do brasileiro, que, no contra-ataque, marcou outros dois pontos, garantindo o ouro para o Brasil.


 


Diogo comemorou muito a conquista, dando uma volta olímpica no ginásio.
Ele entrou na luta com uma luva preta dos Black Panthers (Panteras Negras, movimento de militantes negros norte-americanos no final da década de 60), como sinal de protesto e indignação, que o juiz o fez tirar.


 


O esportista ficou conhecido por conquistar o quarto lugar na Olimpíada de Atenas-2004 e por protestar, nos mesmos jogos, pela falta de apoio ao taekwondo no Brasil. Na ocasião, ergueu os punhos, em uma saudação simbólica dos Panteras Negras.


 


Da Redação, com Centro de Mídia Independente