Japão: terremoto provoca vazamento radioativo

Um terremoto atingiu a costa oeste do Japão na manhã desta segunda-feira (16) pelo horário local, matando 7 pessoas e destruindo centenas de casas, deixando mais de 500 desabrigadas. O tremor também afetou uma central nuclear próxima ao epicentro.

Todos os mortos (quatro mulheres e três homens) tinham entre 70 e 80 anos, segundo informa a Agência Nacional da Polícia de Tóquio e a rede de televisão “NHK”. Segundo a TV, há mais de 700 pessoas feridas.



Um incêndio afetou a central nuclear de Kashiwazaki-Kariwa, situada próxima do epicentro do tremor, causando o vazamento de água com restos de material radioativo, segundo a companhia elétrica.


“Confirmamos que água contendo uma pequena quantidade de material radioativo vazou da instalação”, explicou Shougo Fukuda, um porta-voz da Tokyo Electric. Ainda não há outros detalhes sobre danos a pessoas ou ao meio ambiente.



Segundo a Agência Meteorológica do Japão a magnitude do tremor foi de 6,8 na escala Richter. Uma testemunha afirmou para a agência de notícias “Associated Press” que o terremoto durou cerca de 20 segundos. Um aviso de risco de tsunami foi enviado para a região.



A escala Richter é dividida entre 1 a 9 graus, sendo que quanto maior o número, pior a gravidade. No caso do Japão, a magnitude apontada de 6,8 é considerada “forte”. Acima dela, há a “grande” (7 até 7,9), “importante” (8 até 8,9) e “excepcional” (9).



O centro do terremoto se localizou 17 km abaixo do nível do mar. O fenômeno gerou ondulações no oceano de 50 centímetros de altura.



Os hospitais de Kashiwazaki, cidade da região de Niigata mais afetada pelo terremoto, pediram a colaboração dos médicos das cidades vizinhas. Cerca de 5.000 pessoas foram alojadas em abrigos, segundo a imprensa local.



A região de Niigata sofreu no dia 23 de outubro de 2004 um terremoto de magnitude 6,8 que deixou 67 mortos e mais de 3.000 feridos.



Situado na conjunção de quatro placas tectônicas, o Japão sofre a cada ano 20% dos terremotos mais violentos registrados no mundo.