Sem categoria

PCdoB na China: país se empenha no desenvolvimento produtivo

Na terceira etapa da viagem, a delegação de quadros do Partido Comunista do Brasil, que visita a China desde 10 de julho para observação, pesquisa e estudo sobre o socialismo com peculiaridades chinesas, chegou no último domingo, 15, em  Xangai.

“Conhecendo esta grande metrópole, vemos que o povo chinês é audacioso e empreendedor. É realmente uma façanha o que este povo conseguiu – transformar uma sociedade semi-feudal naquilo que é hoje, uma sociedade com ritmos inimagináveis de desenvolvimento”, declarou Socorro Gomes, presidente do Cebrapaz e integrante do Comitê Central do Partido, que dirige a delegação.


 


A delegação tem mantido contato com dirigentes, quadros intermediários e militantes de base do Partido Comunista Chinês. Socorro Gomes ficou com a impressão de que os chineses vão intensificar sua atividade por um mundo de paz e harmonia. “Os chineses estão firmemente empenhados no desenvolvimento das forças produtivas, que ocorre nos marcos do que eles consideram a etapa primária do socialismo, iniciada com a vitória da Revolução, em 1949 e que vai durar mais 50 anos, se não houver guerras. É por isso que, ao lado da luta pelo desenvolvimento, o Partido Comunista e o governo chinês darão grande ênfase à luta pela paz”, disse Socorro Gomes.


 


A delegação do PCdoB tem tido a oportunidade também de observar os preparativos em curso para os Jogos Olímpicos de 2008, que terão lugar em Pequim. Os comunistas brasileiros foram informados sobre a disposição dos chineses de “oferecer um milagre ao mundo”. Socorro Gomes observou que os chineses se sentem orgulhosos por terem merecido a confiança do mundo como país sede das Olimpíadas de 2008 e trabalham com afinco para retribuir. A representante do PCdoB acha que os chineses “surpreenderão o mundo” e que, a julgar pelas palavras de ordem que viu e ouviu os jogos olímpicos de 2008 em Pequim serão “as Olimpíadas pela Paz no Mundo”. A delegação permanece na China até o próximo sábado, dia 21.