Perpétua: precisamos de PAC específico para a Amazônia

Perpétua conclama comunidade científica presente na 59ª reunião da SBPC a reforçar a agenda política o sentido de cobrar mais recursos para pesquisas na Amazônia

A deputada Perpétua Almeida do PcdoB do Acre, que participou no último dia 11 da 59ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Pesquisa (SBPC) em Belém do Pará, com o tema ” Amazônia: desafio nacional”, retornou da reunião indignada com a escassez de recursos destinados à pesquisa científica na Região.


“É incompreensível que a pesquisa destinada a conhecer melhor este potencial não tenha a devida atenção e apoio dos órgãos federais”, disse a deputada que compôs grupos de trabalho, mesas redondas, simpósios e conferências, na reunião da SBPC.


O fundo de desenvolvimento da Amazônia hoje, é atendido com apenas 1,5% dos recursos da SUDAM, quando seriam necessários 10% do total dispensado à superintendência, segundo o presidente da SBPC Ênio Candotti.


Perpétua informou que irá propor junto com a bancada Amazônica, a adoção de um Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), específico para a Região, que contemple as pesquisas com financiamento considerando as diretrizes do Programa Amazônia Sustentável, e conclamou a comunidade científica formada por mestres e doutores presentes na reunião para reforçar a agenda política, com o objetivo de levar ao governo federal a preocupação com o futuro da Amazônia, suas riquezas e os crimes ambientais que vem sendo praticados.


O PAC Amazôico será cobrado através de matéria legislativa, sugerindo que os recursos alocados pelo governo sejam repensados para atender as necessidades.


Além disso Perpétua sugeriu a elaboração de um documento endereçado ao presidente da câmara dos deputados Arlindo Chinaglia, explanando toda a situação e a preocupação científica e política.