Unegro recebe moção de congratulações pelos seus 19 anos
No dia 12, a Câmara Municipal do Rio entregou uma moção de congratulação à União de Negros pela Igualdade (Unegro). A homenagem foi uma iniciativa do vereador Roberto Monteiro (PCdoB) para a entidade que completou 19 anos em 14 de julho de 2007. Vários
Publicado 16/07/2007 20:07 | Editado 04/03/2020 17:05
Representando a Unegro, a metalúrgica Mônica Custódio falou sobre a história e o crescimento da entidade no Brasil e, em particular, no Rio de Janeiro, que conta hoje com 19 núcleos. Do Movimento Negro Unificado (MNU), Regina Paiva, abordou a importância da unidade entre os movimentos de defendem a igualdade racial: “o que importa é a unidade, construída coletivamente nesse processo de luta contra o imperialismo e o racismo”.
Também filiada à Unegro, Raimunda Leone representou a União Brasileira de Mulheres (UBM). Ela falou sobre a grande presença feminina na luta contra o racismo, a discriminação e a violência contra a mulher. Para Raimunda é preciso avançar nas políticas públicas afirmativas para negros e negras. O presidente do PCdoB/Rio, Jorge Barreto, disse que o Partido quer mudar o Brasil e que a luta contra o racismo deve crescer, inclusive com uma maior participação do PCdoB.
Em nome da secretária estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, João Carlos Araújo informou que já foi proposta a criação da superintendência da Promoção da Igualdade Racial, e também foi reabilitado o Conselho Estadual dos Direitos do Negro, uma iniciativa do ex-deputado estadual Edmilson Valentim (PCdoB).
O vereador Roberto Monteiro lamentou que a sociedade brasileira ainda não esteja ganha para a luta contra o racismo. O parlamentar também defendeu a reparação dos negros, que incluiria as cotas, e a unidade dos movimentos em defesa dos negros.
A homenagem também contou com a presença do Secretário de Questões Raciais do PDT, Luiz Eduardo; do dirigente do PT para o Combate ao Racismo, Tércio Amaral; membros dos sindicatos dos metalúrgicos e dos trabalhadores dos Correios, da Faferj e outros movimentos em defesa dos negros.