Aberto o 1º Encontro Nacional sobre Ensino de Sociologia e Filosofia em SP

Preparado que vinha sendo desde julho do ano passado, quando a CEBCNE aprovou por unanimidade a obrigatoriedade do ensino de S&F em todas as quase 25 mil escolas públicas e privadas de Ensino Médio no país, abriu ontem, dia 22 de julho de 2007, no aud

Compuseram a mesa diretora dos trabalhos os representantes das seguintes entidades e personalidades, que fizeram uso da palavra: a Profª Drª Helena Costa Lopes de Freitas – Presidente da Associação Nacional Pela Formação de Profissionais em Educação; Prof. Emmanuel Appel – Co-Coordenador do Fórum Sul Brasileiro de Filosofia e Ensino; Thiago Franco – Presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas; Profª Drª Ileizi Fiorelli – Representante da Sociedade Brasileira de Sociologia; Prof. Dr. Álvaro Valls – Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia; Prof. José Tadeu – Diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino; Prof. Denílson Bento da Costa – Diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação; P rof. Adeum Sauer – Vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação e Secretário da Educação do Estado da Bahia; Lúcia Stumff – Presidente da União Nacional dos Estudantes; Prof. Lejeune Mato Grosso Xavier de Carvalho – Vice-Presidente do Sindicato dos Sociólogos do Estado de São Paulo; Prof. Carlos Ramiro de Castro – Presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo.


 


Também se pronunciaram as seguintes autoridades: jornalista Audálio Dantas, diretor da Associação Brasileira de Imprensa – ABI; Prof. Francisco de Assis Ferreira, dirigente da Central Única dos Trabalhadores – CUT, professor de filosofia e diretor da Apeoesp; Sociólogo Carlos Cabral, representando neste ato o diretor regional do SESC/SP, Danilo Santos Miranda; Profª Drª Lúcia Helena Loddi, Diretora do Ensino Básico do MEC, neste ato representando sua Excelência o Senhor Ministro de Estado da Educação, Prof. Dr. Fernando Haddad.


 


Todos, de pé, ouviram o Hino Nacional Brasileiro


 


Após isso, passou-se, então, a realização de homenagens a pessoas que apoiaram a luta pela aprovação da S&F ao longo dos últimos anos em nosso país e que se fizeram presentes neste evento.


 


O Prof. Lejeune Mato Grosso – Vice-Presidente do Sinsesp, homenageou o Deputado Ribamar Alves (PSB/MA); o Prof. Douglas Izzo – Diretor da Apeoesp homenageou o Sociólogo e Prof. Adeum Sauer, membro do Conselho Nacional de Educação – CNE, Relator da obrigatoriedade do ensino de Sociologia e Filosofia, vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação – CONSED e atual secretário da Educação da Bahia; a estudante Lúcia Stumff – Presidente da UNE homenageou o Sociólogo César Calegari, membro do CNE e um dos Relatores do Parecer 38/06 que obrigada o ensino de S&F e secretário de educação de Taboão da Serra e por fim, o Prof. Denílson Costa, Diretor da CNTE, homenageou a Profª Maria Izabel Noronha, Diretora da Apeoesp e Conselheira da CEB/CNE, que se encontra impossibilitada de vir à abertura, por problemas de saúde na família. Bebel foi representada no ato pelo Profa Carlos Ramiro de Castro.


 


O ato público de abertura dos trabalhos foi encerrado pela falação da representante do Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado da Educação, Prof. Dr. Fernando Haddad, à Profª Drª Lúcia Loddi, Diretora de Ensino Básico do MEC.


 


Ao final, todos foram convidados a participar de um coquetel de abertura ao som do nosso querido Francisco Gretter que acontecerá no saguão do auditório.


 


Lejeune Mato Grosso Xavier de Carvalho, pelo Vermelho-SP