José Carvalho Rufino define prioridades do DNOCS
Em audiência com o governador Wellington Dias no último dia 19, o coordenador do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), José Carvalho Rufino discutiu as prioridades para o órgão na gestão 2007-2010. Na oportunidade, José Carvalho entregou u
Publicado 23/07/2007 23:53 | Editado 04/03/2020 17:02
No encontro, José Carvalho e Wellington Dias discutiram sobre o papel do DNOCS nas políticas de convivência com a seca. Eles definiram prioridades e obras a serem executadas pelo DNOCS em parceria com o governo do Estado. “O governador Wellington Dias compreende a importância dos investimentos nos perímetros irrigados, em especial em Platôs de Guadalupe e Tabuleiros Litorâneos do Piauí”, explicou José Carvalho.
Os perímetros irrigados a que ele se refere já são exemplos de aproveitamento do potencial agrícola no Piauí. Nos projetos são desenvolvidos plantios de fruticultura com geração de renda para centenas de famílias.
Neste ano o governo federal incluiu estas duas obras do DNOCS dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e está previsto que o órgão receba R$ 300,00 milhões em investimentos até 2010.
O DNOCS firmou com o governo do Estado um conjunto de ações a serem executadas nos próximos anos. “As ações prioritárias serão voltadas para o abastecimento d´água no semi-árido, construção de adutoras, perfuração e equipamento de poços”, complementou José Carvalho.
Ele adiantou ainda que será feita uma parceria com o Emater para a perfuração de poços e o fornecimento de assistência técnica especializada em projetos de irrigação. “Nestas regiões a prioridade será garantir água de qualidade para as famílias atingidas pela estiagem”, disse.
De Teresina,
Daiane Rufino