Osmar Junior fala sobre crise aérea ao Portal Acesse Piauí
Há mais medo entre o céu e os aeroportos brasileiros depois do trágico acidente com o avião da TAM ocorrido há uma semana em Congonhas (SP). A CPI do Apagão Aéreo na Câmara dos Deputados foi convocada em pleno recesso parlamentar, na última sexta-feira (2
Publicado 23/07/2007 23:47 | Editado 04/03/2020 17:02
Acessepiauí – O que a CPI do Apagão Aéreo pode fazer com relação a esse acidente, mais grave que o da GOL?
Osmar Júnior – O primeiro passo agora é reunir informações sobre o acidente. Temos uma série de requerimentos que vão desde a vistoria do sistema de manutenção da aeronave, a liberação da pista do aeroporto de Congonhas, informações sobre condições de tempo e de pista na hora do acidente. Enfim, nós tínhamos um plano traçado, que era investigar o acidente com o avião da GOL. Já foi concluída a primeira etapa, inclusive com um relatório preliminar. A segunda etapa seria o exame das condições de segurança do sistema de controle do tráfego aéreo e a terceira, acerca da infra-estrutura aeroportuária, que é de responsabilidade da Infraero. Agora, coloca-se mais esse fato, que é o trágico acidente com o avião da TAM. Buscaremos as informações mais variadas possíveis para ajudar a compreender as causas do acidente e identificar os responsáveis
Acessepiauí – E a revelação pela TV Globo de que o Airbus da TAM operava com um defeito no reverso?
Osmar Júnior – É mais uma informação importante. Eu acho que temos que ver, primeiro, as condições do aeroporto, da pista. Esse é um elemento importantíssimo. Segundo, as informações acerca da aeronave. A própria TAM já admite que aquela aeronave estava voando com um problema. Terceiro, são as informações normais colhidas pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) na hora de investigar um acidente dessa natureza. Acho que assim vai nos permitir uma conclusão.
Acessepiauí – Esse acidente vai acirrar o debate entre oposição e governo no Congresso Nacional?
Osmar Júnior – Eu espero que não. Eu espero que provoque uma tomada de decisões no sentido de corrigir as falhas que existem.
Acessepiauí – O que está faltando então? Qual é a medida imediata que deve ser tomada?
Osmar Júnior – A medida imediata, que até já começou a ser tomada, é reduzir o número de vôos para Congonhas. Isso é uma necessidade. Congonhas não é para ser o maior aeroporto em movimento do Brasil. Ele é um aeroporto para atender a determinadas necessidades do tráfego aéreo brasileiro. Segundo, o governo precisa reforçar os investimentos na área de controle do espaço aéreo. Terceiro, reforçar a infra-estrutura aeroportuária, especialmente com a ampliação do aeroporto de Guarulhos e também com um sistema de transporte que permita fazer uma ligação rápida do aeroporto com o centro de São Paulo.
Acessepiauí – O senhor faz uma idéia de quando os brasileiros poderão voar com mais tranqüilidade e menos dúvidas?
Osmar Júnior – Eu espero que logo.
Acessepiauí – O logo seria quando mesmo?
Osmar Júnior – O mais rápido possível. No momento em que se reforça o sistema do controle do tráfego aéreo, que já está sendo feito, já nos dá uma tranqüilidade maior. O fato de ter ocorrido o acidente da TAM, como eu disse, ainda não sabemos as causas. Existem idéias, especulações, mas não sabemos objetivamente. O sistema do tráfego aéreo brasileiro precisa, digamos assim, ser passado a limpo para que possa gerar um ambiente de mais tranqüilidade.