Itália quer aumentar difusão de notícias do país no mundo

O primeiro-ministro italiano, Romano Prodi, quer que mais informações sobre seu país cheguem ao exterior, difundidas pela agência de notícias italiana ANSA e por outros meios de imprensa locais, revelou nesta quinta-feira (26) a mídia italiana.

Prodi abordou o assunto na sede do governo, na ocasião da assinatura de uma convenção entre a Rai International e a Presidência do Conselho de Ministros.



O premier manifestou sua intenção de difundir mais informações no exterior sobre temas italianos.



“É o primeiro passo, porque quero promover uma política para potencializar a informação no exterior por meio da ANSA e de outros instrumentos de informação”, disse Prodi.



A assinatura de um convênio entre o governo italiano e a RAI “é uma passagem importante para a Itália, onde a informação para o exterior sempre foi descuidada”, disse Prodi.



O chefe do governo definiu a assinatura do convênio “um grande passo a frente”, mas apenas uma peça de um mosaico diante “da globalização”.



O subsecretário do governo para a informação, Riccardo Franco Levi, afirmou que “hoje nasce uma nova Rai International, a altura das ambições de uma Itália que quer se apresentar no cenário global e das expectativas dos italianos no exterior”.