Por “lapso”, Cultura exibe morte trágica em acidente da TAM

A TV Cultura exibiu na edição da última terça do programa Observatório da Imprensa imagens chocantes de uma mulher se jogando do alto do prédio da TAM atingido por avião da empresa no dia 17, no maior acidente aéreo do país.

Na semana anterior, veículos nacionais e estrangeiros tentaram obter essas imagens, mas a Cultura afirmou que não as exibiria nem cederia porque as considerou “fortes, cuja divulgação não condiz com as normas que devem orientar a prática do jornalismo público”.


 


Telespectadores protestaram contra a exibição pelo Observatório , que discutiu a cobertura da mídia do desastre aéreo. O programa, que é gerado pela TVE do Rio de Janeiro, mostrou o corpo caindo do prédio em chamas.


 


Em nota em seu site, a Cultura lamentou a transmissão. “Por um lapso, tais imagens foram geradas inadvertidamente para o Rio de Janeiro e, apesar do embargo determinado pela Cultura, encontraram espaço no ar”, diz o comunicado.


 


A nota reproduz esclarecimento de Alberto Dines, editor do Observatório. Ele afirma que fez “questão de exibir alguns segundos daquela dramática reportagem” porque a Cultura “fizera uma esmerada cobertura in loco”.


 


“Infelizmente não sabia da determinação da direção da Cultura em não exibir certas cenas. Peço desculpas, mas a intenção foi a melhor possível”, escreveu Dines.


 


Da Redação, com informações da Folha de S.Paulo