Adeus, Lênin na estréia do Cineclube do PCdoB/RJ
O PCdoB/RJ inaugura nesta sexta-feira (3), o Cineclube com a exibição do filme Adeus, Lênin. Após, a apresentação haverá um debate sobre o tema com o Secretário Estadual de Comunicação, Wevergton Brito Lima. A sessão começa às 18hs na sede do Partido.<
Publicado 30/07/2007 20:43 | Editado 04/03/2020 17:05
Adeus, Lênin se passa em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, quando a Sra. Kerner (Katrin Sab) passa mal, entra em coma e fica desacordada durante a mudança do regime. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental está modificada. Seu filho Alexander (Daniel Brühl), temendo que a descoberta da mudança possa prejudicar a saúde de sua mãe, decide esconder os acontecimentos.
O filme recebeu uma indicação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, uma indicação ao Cesar, na categoria de Melhor Filme Europeu, ganhou seis prêmios no European Film Awards, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Ator (Daniel Brühl), Melhor Roteiro, Melhor Diretor – Prêmio do Público, Melhor Ator – Prêmio do Público (Daniel Brühl) e Melhor Atriz – Prêmio do Público (Katrin Sab). Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Diretor e Melhor Atriz (Katrin Sab).