Bolívia e Peru discutirão saída para o mar
Entre os temas que abordarão os presidentes Alan García, do Peru, e Evo Morales, da Bolívia, na quarta-feira em Lima, estará a demanda histórica boliviana sobre a saída ao mar, informaram nesta segunda-feira (30) fontes governamentais peruanas.
Publicado 30/07/2007 15:05
Bolívia e Peru perderam partes de seus territórios na Guerra do Pacífico, em 1879. Na ocasião, a Bolívia perdeu seu acesso ao oceano Pacífico.
“Será uma conversa do mais alto nível para se conhecer a posição (peruana) frente à demanda da Bolívia”, disse a fonte do governo de García, que no sábado iniciou o segundo de seus cinco anos de gestão.
Sobre o tema, o chanceler José Antonio García Belaunde disse no domingo que na reunião dos presidentes não há temas fechados.
“Nós temos agenda aberta, não agenda fechada, não há temas 'tabus'”, declarou o chanceler. “Esperamos o que o presidente Morales irá nos dizer”, acrescentou.
Evo realizará na quarta-feira sua primeira visita oficial ao Peru, o que permitirá que ambos presidentes se reúnam pela segunda vez desde o encontro realizado na Bolívia, em ocasião da cúpula presidencial sul-americana.
A Bolívia mantém sua demanda ao Chile para ter um acesso soberano ao Pacifico e, de acordo com o tratado de limites entre Chile e Peru, de 1929, Lima deve aprovar uma eventual proposta de Santiago para dar acesso ao mar em províncias que o Peru perdeu na Guerra do Pacífico.