Metalúrgicos do Rio iniciam campanha salarial

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio já começou a preparação para a campanha salarial deste ano. A primeira assembléia, onde os trabalhadores deverão aprovar o índice e a pauta de reivindicações, será no dia 2 de agosto, na sede da entidade.

A campanha deste ano, no entanto, terá algumas particularidades. Ela acontece em um momento especial para a economia brasileira – com o crescimento da indústria, a queda da inflação e, conseqüentemente, dos juros. Em 2006, quando as condições não estavam tão favoráveis, os trabalhadores brasileiros conseguiram os melhores acordos salariais desde que o Dieese começou a acompanhar as negociações, segundo informações do órgão. Do total, 86% das categorias conquistaram aumento real, além das perdas salariais.



Além de pedirem aumento real de salário, os metalúrgicos vão exigir itens que agregam valor ao salário, como cesta básica, ticket-refeição, auxílio-educação, entre outros.



Campanha de sindicalização



Além da Campanha Salarial, a assembléia vai marcar o lançamento oficial da campanha de sindicalização deste ano. A ação terá como mote principal, os 90 anos de luta do Sindicato, comemorados este ano. O objetivo é trazer, até o final do ano, cerca de 600 novos sócios, e realizar o recadastramento dos metalúrgicos que já fazem parte do quadro de associados.
 

Para Maurício Ramos, a campanha de sindicalização terá ações intensivas, que serão realizadas em todas as fábricas da base do Sindicato, simultaneamente à Campanha Salarial. “Nós vamos visitar todas as empresas da nossa base, em suas diversas áreas de atuação, e estaremos sindicalizando novos sócios, além de fazer o recadastramento dos metalúrgicos que já são associados ao sindicato”, disse ele.



Maurício Ramos também ressaltou que uma das principais modificações da campanha de sindicalização deste ano serão as novas carteiras de associado, que serão emitidas após a sindicalização ou o recadastramento dos associados. O novo documento, que vai trazer uma foto do associado, foi modificado em função dos vários convênios que o Sindicato assinou com universidades, farmácias, entre outros.