Proposta de Centros de Convivência é aprovada na 1ª CONMANAUS
Em pronunciamento nesta segunda-feira, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), a vereadora Lucia Antony (PCdoB) destacou que, dentre as propostas apresentadas durante a 1ª Conferência Municipal da Cidade (CONM
Publicado 30/07/2007 19:31 | Editado 04/03/2020 16:13
Mortalidade materna
Outro tema abordado pela vereadora Lucia Antony foi o alarmante índice de mortalidade materna na cidade de Manaus. Ela destacou que o assunto foi debatido durante a Conferência Municipal de Saúde, da qual participou na condição de presidente da Comissão de Saúde da CMM.
Antony afirmou que é preciso tomar uma atitude no sentido de diminuir o número de crianças órfãs na cidade de Manaus. Segundo ela, ficou claro no diagnóstico feito na Conferência de Saúde que o programa de assistência integral à saúde da mulher, que foi conquistado na década de 80 e faz parte do Sistema Único de Saúde, não está efetivamente implantado na rede pública de saúde.
A vereadora fez um apelo ao Prefeito Serafim Corrêa para que sejam criadas em todas as zonas da cidade de Manaus, a casa de saúde da Mulher, a fim de garantir principalmente às mulheres que estão com gravidez de alto risco, um pré-natal de qualidade.
Ela também apelou ao Governador Eduardo Braga para que de fato concretize a sua intenção divulgada pela imprensa de transformar a Santa Casa num Hospital da Mulher, “o que contribuirá de forma significativa para melhorar a qualidade da assistência à saúde da mulher na capital e no nosso Estado”. Nesse caso, afirmou Antony, o hospital deveria realizar não apenas o atendimento pré-natal, mas também viabilizar as principais cirurgias ginecológicas, que atualmente ainda levam muito tempo para que sejam marcadas e efetuadas.
De Manaus,
Rosângela Alanís e Elen de Paula