Sem categoria

Argentina inicia campanha de entrega voluntária de armas

No dia 10 de julho teve início a primeira campanha de entrega voluntária de armas da Argentina. A campanha faz parte do Plano Nacional de Desarmamento do país, aprovado em agosto passado após um longo processo de luta e organização da sociedade civil arge

Em julho de 2005, um adolescente foi morto a tiros na cidade de Necochea. A mesma cidade foi palco do anúncio da campanha este ano, feito durante a Semana Global de Ação Contra a Violência Armada (de 11 a 17 do mês passado).



O diretor do Instituto Sou da Paz, Denis Mizne, esteve na Argentina em 2006 para divulgar a experiência de desarmamento do Brasil, ajudando a dar subsídios para a criação do plano argentino. “É muito importante que a experiência brasileira motive iniciativas similares na América Latina, região que, ao lado da África é uma das que mais sofrem com a proliferação e mau uso das armas de fogo”, explica Denis.



De acordo com o RENAR – Registro Nacional de Armas da Argentina – responsável pelo controle dos postos de entrega da campanha, até agora já foram recolhidas 2.521 armas de fogo e 19.000 munições de diversos calibres nos inúmeros postos coletores espalhados pelas maiores cidades do país.



Fonte: Instituto Sou da Paz