Fiasco na TV Globo, “A Pedra do Reino” vai ao cinema
Maior fracasso da Globo no Ibope neste ano, a microssérie A Pedra do Reino será exibida nos cinemas. O programa – que por outro lado foi um sucesso de crítica – ocupará 15 salas de circuito digital de cinema em 12 estados do país entre os dias 24
Publicado 01/08/2007 17:30
A adaptação de Luiz Fernando Carvalho para a obra-prima de Ariano Suassuna irá aos cinemas como concebida para a TV. A única diferença será um tratamento de imagem e som superior.
“Os distribuidores de cinema, os críticos e a Globo há muito tempo tentam me convencer a fazer edição das séries para que virassem filme. Sempre fui contra esse hibridismo. Não acredito nele”, diz Carvalho. Ele conta que aceitou agora porque a série será projetada “nua e crua”, “sem disfarces”.
A Pedra do Reino será exibida em duas sessões especiais noturnas, todos os dias, nas 15 salas (três em São Paulo, duas no Rio de Janeiro, e uma em Minas Gerias, Distrito Federal, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Goiás, Paraíba, Paraná e Rio Grande do Sul).
Uma sessão trará os três primeiros capítulos e a outra, os dois últimos. Em sete sessões, haverá um debate com o diretor Carvalho. Chamadas pela Globo de “festival” e por Carvalho de “fórum”, as projeções fazem parte da estratégia de lançamento do DVD da microssérie, em setembro, com tiragem inicial de 3 mil cópias.
A produção faz parte do projeto Quadrante, de adaptações literárias regionais. Foi ao ar em junho e deu 11,2 pontos – audiência baixa para os padrões da Globo.
Da Redação, com informações da Folha de S.Paulo