Sem categoria

Ministro conhecerá processo produtivo da Zona Franca de Manaus

Em decorrência dos convites formulados por duas comissões da Câmara dos Deputados e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o ministro Miguel Jorge (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) cumpre extensa agenda nesta quinta (2) na

“Ele atende a um convite feito pela nossa comissão, a da Amazônia, pela Suframa e a do Desenvolvimento Econômico, a qual faz parte o deputado Praciano (Francisco Praciano-PT). É a primeira vez que o ministro Miguel Jorge visita a Zona Franca na condição de titular da pasta. Na reunião em que formulamos o convite ele foi sincero e disse que pouco conhece sobre o modelo e nunca entrou numa fábrica do Distrito”, disse a coordenadora da bancada do Amazonas, deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que também preside a Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional.


 


Vanessa Grazziotin lembrou que o antecessor de Miguel Jorge, Fernando Furlan, também não conhecia o modelo, mas após os primeiros contatos passou a ser um grande defensor. “É assim que queremos que aja esse novo ministro”, afirmou a coordenadora. Ela antecipou que a maioria dos parlamentares da bancada acompanhará o ministro em Manaus. Também estão confirmadas as presenças dos deputados Eduardo Valverde (PT) e Francisco Rodrigues (DEM), coordenadores das bancadas de Rondônia e Roraima, respectivamente.


 


PPB dos cosméticos


 


A deputada Vanessa também está na expectativa de que o ministro Miguel Jorge anuncie em Manaus a definição do Processo Produtivo Básico (PPB) para os cosméticos da Amazônia. Trata-se de uma medida de fundamental importância para a diversificação da produção local.


 


Com o PPB, serão estabelecidas as regras para a instalação na Zona Franca das indústrias de cosméticos e insumos a partir da exploração da fauna e flora da região. O mercado tem um imenso potencial. Informações do Mdic dão conta de que 80% dos insumos utilizados nas indústrias de cosméticos no país são importados.


Iram Alfaia


De Brasília