Sem categoria

UNE reafirma calendário de lutas e comemorações dos 70 anos

A UNE realizou nesta terça-feira (31), em São Paulo, a primeira reunião de sua diretoria executiva, eleita durante o 50º Congresso, no começo de julho. Os novos dirigentes, que estarão à frente da entidade pelos próximos dois anos, fizeram um balanço p

Para celebrar o aniversário da entidade, uma série de atividades vai acontecer no Rio de Janeiro e em São Paulo. No dia 9 de agosto, o charmoso Cine Odeon, na capital carioca, será palco da festa de lançamento do livro “Memórias estudantis 1937 – 2007: da fundação da UNE aos nossos dias”, da historiadora da UFRJ, Maria de Paula Araújo; e do longa-metragem do cineasta Silvio Tendler.


 


Dividido em duas partes –”Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil” (53 minutos) e “O afeto que se encerra em nosso peito juvenil” (50 minutos)–, o filme resgata, por meio de depoimentos de ex-lideranças estudantis, a longa trajetória de luta dos estudantes brasileiros. O filme e o livro integram o projeto “Memória do Movimento Estudantil”, parceria entre a UNE, Fundação Roberto Marinho, Museu da República, TV Globo, com patrocínio da Petrobrás.


 


Terreno


 


No dia 10 pela manhã haverá um encontro de diretores da UNE com o arquiteto Oscar Niemeyer. Ele apresentará o novo projeto da sede da entidade, que será construída no terreno da Praia do Flamengo, 132. À tarde, uma passeata pelas ruas cariocas vai comemorar os 70 anos, a retomada do espaço, além de cobrar mais investimentos para a educação e a volta do passe livre no estado do Rio.


 


Depois, um ato com a presença de autoridades e personalidades políticas e culturais, e ex-presidentes da entidade e lideranças dos movimentos sociais, dará o tom da solenidade de posse da nova diretoria da UNE e da UEE-RJ (União Estadual dos Estudantes), seguido de shows e atividades culturais.


 


Já no dia 11, data oficial do aniversário, a comemoração será em São Paulo. No Espaço CUCA Gianfrancesco Guarnieri acontecerá a posse da UEE-SP e uma apresentação da diretoria da UNE. A festa terá ainda a participação do músico Carlos Lyra.


 


Jornada de Lutas


 


Conforme resolução aprovada no 50º Congresso, a direção executiva reafirmou o calendário da Jornada de Lutas. De 20 a 24 de agosto haverá série de protestos em todo o país. Na pauta de reivindicações, a criação do Plano Nacional de Assistência Estudantil, com recursos na faixa de 200 milhões; a derrubada do veto ao Plano Nacional de Educação, que vai garantir 7% do PIB para a área; e a regulamentação do ensino superior privado.


 


No dia 22, a “Passeata pela Educação” vai unir os principais movimentos sociais. Em diversas cidades e capitais, MST, CONAN, CUT, UBES, ANPG, UBM, sairão às ruas com uma bandeira unificada em defesa do ensino público, gratuito e de qualidade.


 


A reunião deliberou também a criação de um comando nacional de mobilização, além da formação de comitês regionais. Plenárias estaduais foram marcadas para os dias 10 e 17 e agosto.


 


Plebiscito da Vale


 


A pouco mais de um mês do início do Plebiscito sobre a privatização da Vale do Rio Doce, que será realizado entre 1º e 7 de setembro, a UNE aprovou a criação de um Grupo de Trabalho, formado por diretores, para acompanhar todo o processo. Até a data do plebiscito, vão acontecer reuniões periódicas com objetivo de organizar e orientar os estudantes para a votação.


 


Balanço Congresso


 


Foi consenso entre a diretoria uma avaliação positiva sobre o novo processo eleitoral, com votação direta em urnas, de escolha dos estudantes-delegados para o Congresso da UNE. Todos analisaram que a divulgação no site oficial da entidade, ajudou na transparência das eleições e impulsionou a via mais democrática de participação dos estudantes nas decisões sobre os rumos da UNE.


 


Outros informes


 


O Secretário-executivo da Oclae (Organização Continental Latino-Americana e Caribenha dos Estudantes), Luciano Resende, passou informações sobre o congresso da entidade que vai ocorrer em Quito, no Equador, em novembro.


 


O diretor de Cultura, Rafael Simões, falou sobre o projeto Cine Movimento. Idealizado pelo CUCA , a iniciativa fará sessões gratuitas de filmes, seguidas de debates, em todos os estados brasileiros.


 


Foram também lembrado os 100 anos da primeira ação do Marechal Rondon, que mais tarde daria corpo ao projeto que hoje leva estudantes para desenvolverem trabalhos sócio-educativos em regiões carentes do país.


 


Site da UNE (www.une.org.br)