União Brasileira de Mulheres amplia espaço no Amazonas

Há três anos a frente da coordenação da União Brasileira de Mulheres no Amazonas (UBM-AM), Vanja Andréa destaca que a entidade está empenhada na participação na formação da militância que compõe o quadro

Inserida no movimento de mulheres atuante a UBM está regionalmente representada nos Conselhos Municipal e Estadual dos Direitos da Mulher – CMDM e CEDM, respectivamente, no Conselho dos Direitos da Mulher (Manacapuru), no Comitê Estadual de Mortalidade Materna, no Fórum de Combate à Discriminação, no Conselho da Mulher Trabalhadora Rural (Rio Preto da Eva).


 


“Uma entidade de tamanha importância merece um bom tratamento, porque a gente entende que a questão da mulher tem muita coisa pra tratar”. Investir na formação da militância também é uma das prioridades da entidade que esteve representada no debate sobre Aborto Legal em julho, realizado pela maternidade Moura Tapajós em Manaus.


 


Vanja considera avanços importantes para as mulheres como a assinatura em março do protocolo de intenções do governo estadual de levar políticas públicas para as mulheres no trabalho, na educação e na saúde.


 


A coordenação da entidade também está trabalhando para a realização do Congresso Nacional da União Brasileira de Mulheres em novembro próximo que pretende mobilizar regionalmente em torno de 1.900 mulheres


Cinthia Guimarães