HOMENAGEM A SEU GUILHERME

Estou em falta com meus pouco leitores. Faltei com uma das crônicas das quintas-feiras. Não adianta dizer que estive assoberbado de trabalho e ocupações. Isso não é desculpa. Mas a verdade foi que não consegui me concentrar para produzir o texto. Desta

Por Iran Caetano*


 


Quando voltei de Minas Gerais , por determinação do Comitê Central, para ajudar a organizar o Partido aqui no ES, já encontrei o Guilherme ativo em Cachoeiro do Itapemirim. Na verdade mesmo no tempo de estudante, quando enfrentávamos a ditadura militar lá estava êle em seu posto de combate com firmeza e coragem cumprindo seu dever. Aliás, desde que me conheço como comunista já encontrei o querido Velho lutando.


 


O Partido funcionava de modo irregular em quase todo Estado, menos lá na Capital Secreta do ES. Lá o Partido era disciplinado e organizado. Com Camaradas estudiosos e lutadores. Firmes. Dignos herdeiros da firmeza do seu orientador.


 


Logo após a legalização da direção nacional, para atender as leis eleitorais, orientou-nos a fazermos campanhas de legalização, para em todo do País legalizarmos o PCdoB. Dada a partida na campanha, o pessoal de Cachoeiro do Itapemirim saiu na frente. Completou rapidamente sua cota de filiações e em seguida se colocaram à disposição dos outros municípios para ajudar a completar as suas. E assim se deu. Os camaradas cachoeirenses vieram para a grande Vitória e ajudaram-nos a completar nosso trabalho. O Guilherme , se não estou enganado, não veio, pois sua saúde não permitia, mas sua orientação estava alí nos braços e mentes daqueles dedicados militantes do sul.


 


Quando havia uma eleição sindical importante nacionalmente e o Partido nos pedia ajuda. Quem para lá ia? Na maioria, era a turma de Cachoeiro. Lutas estudantis? Quando se lhes pedia ajuda, lá vinham eles. Em tudo a dedicação do velho Guilherme aparecia. Pois ele repassou para os camaradas de sua cidade a velha firmeza e disciplina revolucionária. Na verdade continua até hoje. Pois é sabido que tivemos uma triste defecção do cidadão que diversas vezes elegemos vereador lá. Pois os demais companheiros não arriaram a bandeira. Pelo contrário. Arregaçaram as mangas e já sairam na frente na disputa eleitoral que se avizinha. Prometem que terão candidato a prefeito e chapa própria para vereador. Cachoeiro de novo dando exemplo.


 


O velho camarada Guilherme sempre foi um exemplo a ser seguido. Desde o dia que discordou das orientações revisionistas e fechou com João Amazonas e demais revolucionários que assinaram a carta do cem ( ele entre eles). Encarou a reorganização do Partido de forma leninista. Enfrentou a ditadura militar. As diretas já. As campanhas pela
redemocratizaçã o do País. A luta contra Collor de Melo. Enfim. Sempre na luta.


 


Eis aí um exemplo a ser seguido.


 


*Iran Caetano é médico e Secretário Político do Comitê Municipal de Vila Velha, ES.