Jovens passam a tarde debatendo políticas públicas
A Coordenadoria de Políticas Públicas de Juventude reuniu 420 jovens, na tarde de quarta (01), no Seminário Municipal de Políticas Públicas de Juventude. Segundo a coordenadora, Amira Camargo, apesar do trabalho desenvolvido pela prefeitura desde 2001,
Publicado 02/08/2007 12:18 | Editado 04/03/2020 17:19
Segundo Amira, ainda há uma certa confusão sobre o trabalho da Coordenadoria. ''As pessoas ligam à procura de atendimento. Por isso, o Seminário também serve para discutir e esclarecer sobre o trabalho que realizamos'', pontua. A Coordenadoria foi criada para organizar, articular e formular políticas voltadas aos jovens e para garantir a existência de programas, projetos e espaços políticos para a juventude na estrutura do governo. Para Amira, essas ações ainda são pouco conhecidas pela população.
Por isso, ela considera que o seminário teve um resultado extremamente positivo. A Coordenadoria pôde apresentar alguns trabalhos e os (as) jovens demostraram interesse na discussão sobre políticas públicas para a juventude. Amira acredita que o interesse juvenil sobre a temática tem crescido. ''Muitos jovens que participaram do seminário também estiveram no debate sobre a redução da maioridade penal realizado pela Coordenadoria. Então, tivemos um público qualificado neste Seminário'', afirma. A Coordenadoria pretende construir uma rede municipal de juventude para dar continuidade às discussões. A rede é o primeiro passo para a criação de um fórum de juventude. ''Essas atividades são importantes, pois o debate sobre a juventude não se esgota'', afirma.
Guia e Estação Juventude
O Seminário marcou o lançamento do Guia da Juventude. Uma idéia que nasceu na III Conferência Municipal de Juventude. O Guia traz diversas informações relacionadas aos programas, atividades e equipamentos da prefeitura voltados aos jovens.
Também foram abertas as inscrições para a Estação Juventude, que será realizada na Estação Cultura nos dias 01 e 02 de dezembro. O objetivo é transformar a antiga estação ferroviária num shopping de experiências e oportunidades para os jovens com várias atividades, como oferta de serviços públicos, de programas, palestras, oficinas, exposições, atividades culturais e esportivas. Entidades, organizações, movimentos e, principalmente, jovens podem se inscrever para participar.
As inscrições devem ser feitas na Coordenadoria de Juventude (av. Anchieta, 200, 12 andar – centro/Campinas/SP). Informações podem ser obtidas pelo fone 19-2116.0763 e pelo e-mail coordenadoriadajuventude@campinas.sp.gov.br
De Campinas,
Agildo Nogueira Jr.