PCdoB promove Seminário sobre Situação Sócio-Econômica da Região Metropolitana de Natal

O Comitê Municipal de Natal promoveu no dia 30 de julho o Seminário “Situação Sócio-Econômica da Região Metropolitana de Natal” desenvolvido por dirigentes partidários que compõem o Grupo Técnico da Região Metropolitana de Natal – GTRMN, órgão vinculado a

Reunindo representantes de várias base partidárias, como petroleiros, trabalhadores do Correios, Educadores, servidores públicos federais, operários têxteis, operários costureiros, da alem da juventude e de militante que atuam sobre a temática Meio Ambiente e Urbanismo, o Seminário foi exposto por Christian Vasconcelos, Assessor Técnico do GTRMN/SEPLAN.



Segundo o expositor a Região Metropolitana de Natal vem passando por significativas transformações nas últimas décadas, com uma presença marcante, da perspectiva econômica e demográfica, no Estado e no Nordeste e desenvolvimento um processo de conurbação entre os municípios, sob a liderança de Natal. Conhecer a estrutura desta região, seu dinamismo econômico e seus problemas e potencialidade é tarefa de todo comunista que deseja interferi nos rumos que a cidade trilhará.



A população do Estado do Rio Grande do Norte é estimada em 3.003.087 habitantes, os municípios da Grande Natal concentram 41,3% desse total, ou seja, 1.240.734 pessoas. Levando em conta os municípios dessa área, só Natal concentra 778.040 moradores, seguido por Parnamirim, com 163.144, e São Gonçalo do Amarante, com 84.788. Essas duas últimas cidades, aliás, serão as principais responsáveis pelo crescimento da Região nos próximos anos.



O principal problema que a metropole vem sofendo é com a especulaçãpo imobiliária que provoca uma segregação habitacional. A população pobre está localizada em áreas periféricas, distante das áreas centrais e mal assistidas de serviços públicos.



Rio Grande do Norte tem sido o principal destino dos euros aplicados na aquisição de imóveis nos últimos seis anos, especialmente pelos portugueses. A acentuada demanda desses investidores elevaram o custo do metro, em Natal, para o segundo maior da Região Nordeste. Perde apenas para Recife.


 


O Mercado imobiliário cresceu enormemente nos últimos 10 anos em Natal. Com o crescimento dos vôos fretados e pela localização privilegiada em relação á Europa, a cidade atraiu a atenção dos estrangeiros, que compram terrenos e casas próximos ao mar para ter seu lugar perfeito em todas as férias, e mesmo como opção de investimento financeiro.


 


O metro quadrado de área construída na capital potiguar custa, em média, R$ 2 mil contra R$ 1.100 em João Pessoa e já não há mais onde construir na Zona Sul, por exemplo. Imóveis localizados no bairro de Ponta Negra, na Zona Sul, o metro quadrado chega a custar R$ 3.500. O bairro passou a ser uma das principais áreas de interesse por parte dos estrangeiros – principalmente portugueses e noruegueses.


 


Temos obras como o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante que terá um custo total de R$ 300 milhões e, além de receber grandes cargueiros, também vai absorver a aviação comercial de passageiros, com capacidade de 5 milhões de passageiros/ano. Nele será construída a maior pista de pouso da região Nordeste, com 3.600 metros quadrados. Será um dos sete maiores desse tipo no mundo, capacitado a receber a maior aeronave já construída, o airbus 380, que hoje só pode pousar no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e no Galeão, no Rio. Ou ainda a ponte Forte Redinha que está fase final de construção, que ligará a região norte e a região sul através do litoral potiguar. A ponte tem como finalidade a desobstrução do tráfego da ponte antiga (Ponte de Igapó), melhorar o acesso ao novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante e aos municípios ao norte de Natal.


 



O Trem Metropolitano, projeto idealizado pela CBTU e pelo governo do Estado que visa a modernização do atual sistema de trens urbanos da CBTU na Região Metropolitana de Natal está em fase de estudo e em busca de financiamento através do PAC. Ele é avaliado como é oportuno, emergencial e viável, devendo atuar como elemento estruturador de todo o sistema metropolitano de transporte e atender diretamente uma área onde residem mais de 60% de toda a população da grande Natal. O modal ferroviário é estratégico para a região metropolitana, sobretudo no contexto da construção da chamada Via Metropolitana.


 



Todos esses projetos que estão sendo desenvolvidos pelo Governo do Estado e pelas Prefeituras, com o apoio do Governo Federal deverão ser observado e acompanhados pela população e o Movimento Viva Natal, com o apoio dos comunistas ,foi criado com esse objetivo, defender uma cidade desenvolvida, justa, saudável para o povo.


 



De Natal (RN) Jan Varela.