Deputada Tânia saúda campanha pela melhoria da educação

''Só uma educação de qualidade permite aos jovens de famílias pobres uma oportunidade de ascensão social e capacidade para competir no mercado de trabalho”, afirmou a deputada estadual Tânia Soares (PCdoB/SE), enquanto parabenizava a campanha ''Direito de

O objetivo da Secretaria Municipal de Educação (Semed) é mobilizar a comunidade escolar, coordenadores, professores, (estudantes e pais), o poder público, a iniciativa privada, as entidades não governamentais e de toda a população, para ações que visem a melhoria da qualidade de ensino. Dentre as metas está a elaboração de uma proposta pedagógica para a educação infantil e classes de seis anos, melhoria da produtividade do ensino noturno, o estabelecimento de uma grade curricular unificada para a rede municipal e reforço escolar nas férias de julho em todas as escolas, o fortalecimento dos conselhos escolares, a ampliação dos programas voltados à redução da distorção idade-série, a instituição do prêmio Professor Alfabetizador e a criação da rede de apoio psicossocial para atendimento de alunos com distúrbios de comportamento e aprendizagem.



 
A deputada ressaltou que o lançamento da campanha ocorre num momento em que o governo federal, estadual e municipal demonstra grande preocupação com o ensino público e começa a se mobilizar para modificar o quadro atual.Em sua avaliação a qualidade dos professores da rede municipal de ensino demonstra que isso é possível, já que 90% dos docentes têm nível superior de estudo. Aliado a isso, a Prefeitura Municipal de Aracaju investe, anualmente, R$ 107 milhões na pasta da Educação, o correspondente a 25% da arrecadação do município.



 
As atividades previstas no ''Direito de Aprender'' foram pensadas a partir de um amplo diagnóstico da atual situação, levando em conta os avanços já obtidos e buscando combater as deficiências ainda existentes na rede municipal de ensino. Atualmente, a rede municipal de ensino de Aracaju possui 35.805 estudantes.