Portuário filia-se ao PCdoB em grande ato na Bahia
Num ato festivo realizado no Clube Portal Portuário na última quinta-feira (9/8) com cerca de 250 convidados, o presidente estadual do PCdoB, Péricles de Souza, e a deputada federal Alice Portugal deram as boas vindas ao partido e abonaram a ficha de f
Publicado 13/08/2007 10:25
O evento também foi prestigiado pelo presidente da Federação Nacional dos Portuários, Eduardo Guterra, pela representante da Codeba-Companhia das Docas do Estado da Bahia, Itamar Trindade, pelo vereador de Salvador Everaldo Augusto (PCdoB), pelo presidente dos Arrumadores Portuários, Carlos Thomaz do Carmo, além de diversos líderes sindicais e comunitários de Salvador.
O ato de filiação foi iniciado com a exibição de um vídeo sobre as lutas que marcaram a trajetória de Luiz Borba, funcionário da Codeba, e que atualmente cumpre o seu segundo mandato como presidente do Sindicato dos Portuários de Candeias, considerado o sindicato mais organizado entre as seis entidades que representam os trabalhadores da orla portuária baiana, entre eles os portuários da capatazia, estivadores, conferentes de carga, vigias e portuários vinculados à Codeba.
O presidente Péricles de Souza fez a saudação ao novo filiado e comentou sobre o aumento da influência política do PCdoB, que adotou uma tática ousada de crescimento de suas fileiras e hoje já está presente em 300 municípios baianos. Ele destacou também o vínculo histórico do Partido com os trabalhadores portuários, lembrando que José Francisco Chaves integrante do Comitê de Márítimos do Partido Comunista no Rio de Janeiro, integrou-se a Guerrilha do Araguaia aos 60 anos de idade e foi morto em combate resistindo à ditadura militar em 1972. Chaves participou da insurreição de 1935 e é citado por Graciliano Ramos no livro Memórias do Cárcere.
O vereador Everaldo Augusto parabenizou o PCdoB, afirmando que o partido recebe bem pessoas como Luiz Borba porque sempre esteve identificado com as lutas dos trabalhadores e que ser comunista é uma missão. “Nós nos desdobramos para acompanhar as diversas batalhas travadas pela sociedade e entre uma reunião e outra, ainda temos tempo para apresentar o Partido e atrair novos filiados”, assinalou.
A deputada Alice Portugal entusiasmou a platéia ao falar da trajetória de Luiz Borba e do orgulho de passar a ter, entre os seus companheiros, uma liderança respeitada e comprometida com os interesses populares. Convidando à frente familiares e amigos de Borba, ela destacou que a luta dos portuários segue em um novo patamar e, após a assinatura da ficha de filiação, encerrou seu discurso convidando as lideranças e o povo ali presentes a também filiarem-se no PCdoB.
“Uma parceria: o PCdoB e os portuários”
Borba agradeceu a efusiva acolhida que recebeu dos novos camaradas, dirigindo-se de maneira especial à deputada Alice Portugal e ao presidente do PCdoB, além de externar o seu compromisso com a luta. “A decisão de me filiar ao partido é fruto de um debate iniciado anos atrás na Escola de Formação da Cut Nordeste, quando percebemos que as mudanças só são possíveis através de uma atuação política consciente e organizada. Neste momento iniciamos uma parceria, o PCdoB e os portuários, e passaremos a atuar de mãos dadas por um país mais justo, em defesa da soberania do Brasil, da democracia e dos direitos do povo brasileiro”.
De Salvador
Inamara Melo