Marta Suplicy: Não pretendo voltar à prefeitura

A ministra do Turismo, Marta Suplicy, negou que vá ser candidata à prefeitura de São Paulo, apesar dos apelos de seu grupo político no PT.

A ex-prefeita aparece em segundo lugar na pesquisa do instituto Datafolha, com 24% das intenções de voto, atrás do tucano Geraldo Alckmin, com 30%.


 


Marta não descarta, no entanto, disputar o governo do estado. Sua conta é que entrar numa eleição contra um adversário também forte pode ser arriscado, pois uma derrota poderia enfraquecer o projeto 2010.


 


Mas a decisão não deve ser fácil. Marta é o nome mais forte do PT e será pressionada a concorrer por seu grupo político e por parlamentares que vêem melhores condições de disputa com uma candidatura majoritária robusta. Alguns petistas temem ainda que, caso ela não seja candidata, abra-se um processo de disputa interno desgastante no partido.


 


Outra novidade que a disputa municipal deve trazer é a dificuldade de unificação entre PSDB e DEM no primeiro turno. Apesar de a pesquisa indicar boas condições para Geraldo Alckmin, o atual prefeito Gilberto Kassab atinge seu melhor patamar, o que desperta ambições maiores em seu partido.