Ariano Suassuna receberá Título de Cidadão Cearense
O escritor Ariano Suassuna será homenageado nesta sexta-feira com o Título de Cidadão Ceará proposto pelo ex-deputado estadual e hoje deputado federal, Chico Lopes (PCdoB).
Publicado 16/08/2007 11:40 | Editado 04/03/2020 16:37
Através de requerimento do deputado Lula Morais (PCdoB), a Assembléia Legislativa realizará nesta sexta-feira, 17 de agosto, às 11 horas, no Plenário 13 de maio, Sessão Solene para a entrega do Título de Cidadão Cearense ao escritor e dramaturgo Ariano Suassuna. O Título de Cidadão Cearense a Ariano Suassuna foi concedido pela Lei nº 13.759, publicada no Diário Oficial em 26 de abril de 2006, originária do Projeto de Lei do então deputado Estadual Chico Lopes (PCdoB).
Ariano Suassuna nasceu na então Cidade de Nossa Senhora das Neves que hoje é a cidade de João Pessoa. Aos três anos de idade (1930), passou por um dos momentos mais complicados de sua vida com o assassinato de seu pai, no Rio de Janeiro, por motivos políticos, durante a Revolução de 1930.
Já adolescente, Ariano Suassuna muda-se para cidade de Recife, no vizinho estado de Pernambuco. Estreou seus dons literários precocemente no dia 7 de outubro de 1945, quando o seu poema Noturno foi publicado em destaque no Jornal do Comercio do Recife.
Na Faculdade de Direito fundou o Teatro do Estudante de Pernambuco. Em 1947, escreveu sua primeira peça, “Uma mulher vestida de Sol”. Em 1948, sua peça “Cantam as harpas de Sião” (ou “O desertor de Princesa”) foi montada pelo Teatro do Estudante de Pernambuco.
Foi o idealizador do Movimento Armorial, que tem como objetivo criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro. Tal movimento procura orientar para esse fim todas as formas de expressões artísticas: música, dança, literatura, artes plásticas, teatro, cinema, arquitetura, entre outras expressões.
Desde 1990, Ariano ocupa a cadeira número 32 da Academia Brasileira de Letras, cujo patrono é Manuel José de Araújo Porto Alegre, o Barão de Santo Ângelo, (1806-1879).
De Fortaleza, Danielle Pinheiro