Marta Suplicy promete liberação de recursos para  o Ceará

Cerca de 69 milhões de reais do orçamento de 2007 deverão ser liberados para obras de infra-estrutura turística no Ceará. Foi o que sinalizou a ministra do Turismo, Marta Suplicy, durante reunião, realizada nesta terça-feira (14) com a bancada cearense no

Durante a reunião, que contou ainda com as presenças do Governador do Ceará, Cid Gomes, do secretário de Turismo do Estado, Bismarck Maia, e do secretário de Turismo do Município de Fortaleza, Henrique Sérgio, foram discutidos também os principais projetos de apoio ao turismo cearense.


 


A ministra Marta Suplicy fez uma exposição sobre os programas e ações do Ministério, especificamente relacionados ao Ceará. Entre os principais pontos, obras de sinalização turística em cidades e rodovias, a ampliação do aeroporto internacional de Fortaleza, além de um novo centro de convenções para Fortaleza. O Governador Cid Gomes reforçou a necessidade do centro de convenções, pois o que já existe não está preparado para receber a demanda por congressos e eventos. Outros aeroportos que devem ser aprimorados são o de Aracati e de Juazeiro do Norte.


 


A qualificação e capacitação para a mão-de-obra no setor turístico também foi diagnosticada pelo Ministério, além de campanhas voltadas para a promoção dos roteiros turísticos no Estado. Ao todo, a previsão de investimentos necessários para concretizar esses pontos é de pouco mais de 600 milhões de reais.


 


O saldo do encontro foi que os parlamentares deverão estudar uma forma de ação integrada e planejada, a fim de distribuir as emendas individuais e de bancada voltadas ao turismo cearense não apenas ao orçamento de 2008, mas ao longo dos próximos três anos. “Estamos fazendo aqui um pacto entre a bancada para fechar uma ação articulada, com a participação não só do Ministério do Turismo, mas do governo do Estado e prefeitos, na forma de um planejamento a longo prazo”, explicou o Senador Inácio Arruda. “É muito significativa a presença desses entes todos reunidos em torno dessa matéria com o objetivo de apresentar soluções ao turismo do Ceará, um Estado que preza muito essa atividade”, destacou.


 


 


Fonte: Gabinete senador Inácio Arruda – PCdoB