Antonioni será homenageado no Festival de Veneza
A homenagem a dois dos maiores cineastas italianos, Michelangelo Antonioni, morto em 30 de julho, e Alberto Grifi, em 22 de abril, e a versão restaurada do documentário “Carlo Goldoni Venezian” (1957) de Leonardo Autera e Alberto Caudana, farão parte do p
Publicado 18/08/2007 18:24
Os novos trabalhos do diretor israelense Amos Gitai e do francês Philippe Kohly também farão parte da mostra.
O filme de Gitai, “Disengagement”, que será apresentado na sessão fora de concurso “Maestros”, é uma história de sentimentos familiares, interpretada pela atriz francesa Juliette Binoche e ambientada em 2005, o ano dramático em que Israel deixou a Faixa de Gaza.
O filme “Callas”, do documentarista francês Philippe Kohly, será apresentado este ano na mostra devido ao 30º aniversário da morte da famosa cantora lírica Maria Callas.
O 64ª Festival de Cinema de Veneza oferecerá na sessão fora de concurso “Eventos” três curtas-metragens de Michelangelo Antonioni, “Limpeza Urbana” (1948), “Vertigine” (1950) e “Lo Sguardo di Michelangelo” (2004), em homenagem ao cineasta morto recentemente.
A homenagem a Grifi, pioneiro do cinema experimental italiano e falecido no último dia 22 de abril, incluirá “Autoritratto Auschwitz/L'occhio è così dire l'evoluzione biologica di una lagrima” (1965-68/2007), sua última obra.
Além disso, a nova versão restaurada do documentário “Carlo Goldoni Venezian”, realizado em 1957 pelos diretores Leonardo Autera e Alberto Caldana, será apresentada durante a mostra como parte da celebração de 300 anos de nascimento do grande escritor veneziano.