Pesquisas dão vitória a partido situacionista no Cazaquistão
O partido no poder no Cazaquistão, Otan, deve ser o grande vencedor das eleições legislativas deste sábado (18), devendo obter entre 77% e 83% dos votos, segundo pesquisas de boca de urna realizadas por três institutos de opinião do país.
Publicado 18/08/2007 17:59
Os resultados preliminares das eleições deverão, contudo, ser anunciados no domingo, declarou à agência noticiosa francesa AFP o número dois da Comissão Eleitoral, Vladimir Foos.
As autoridades asseguraram que a votação deste sábado “será um passo na direção da democracia”, justificando com a convocação destas eleições antecipadas dois anos e após uma série de revisões constitucionais com o objetivo de “fazer ouvir a oposição”.
Seis formações políticas, quatro das quais fiéis ao presidente Nursultan Nazarbaiev (na presidência da ex-república soviética desde 1989), disputam 98 dos 107 assentos do parlamento.
A oposição, fragilizada e dividida, está representada pelos social-democratas do OSDP e pelos moderados do Ak-Jol (Caminho Brilhante).
O partido Ootan (Pátria), de Nazarbaiev, deverá garantir nas legislativas de hoje 75% dos lugares da câmara baixa do parlamento (Majlis).