Governo japonês é sacudido por outro escândalo de corrupção
O governo japonês soma hoje a seu descrédito outro escândalo de corrupção que envolve um dos funcionários da assessoria de imprensa do governo, revelou nesta segunda-feira (20) a agência de notícias Kyodo.
Publicado 20/08/2007 11:04
A agência relata que na manhã de hoje, no Japão, revelou-se que há dois anos um funcionário da assessoria, que tem status de ministério, desviara 6,3 milhões de ienes.
O caso se soma a outros dentro do gabinete ministerial japonês. Em julho passado o então ministro da Agricultura, Norihiko Akagi, perdeu seu posto depois que foram reveladas irregularidades contábeis em seu ministério.
O porta-voz Yasuhisa Shiozaki abriu uma investigação em relação ao caso, que foi considerado como um forte obstáculo a suas aspirações de ocupar o ministério das Relações Exteriores.
A agência de notícias assinalou que, de acordo com informações do escritório do porta-voz, um membro de sua equipe usou dinheiro da última campanha eleitoral do Partido Liberal Democrata para uso privado.
Desde que o premiê Shinzo Abe assumiu o cargo no Japão, três ministros renunciaram ou foram demitidos de seus cargos, enquanto um deles se suicidou. Todos os casos estão relacionados com corrupção.