PCdoB investe na formação e filiação de militantes no Amazonas
Com a presença de dezenas de novos filiados, entre eles, lideranças do movimento rural, sindicalistas, professores, estudantes, empresários, parcela importante do movimento feminino, religioso e ainda um
Publicado 20/08/2007 13:46 | Editado 04/03/2020 16:13
Região de grande potencial turístico, Presidente Figueiredo, conhecido como a “terra das cachoeiras”, distante a 107 km da capital Manaus, possui pouco mais de 25 mil habitantes, sendo o terceiro em arrecadação no Estado e o segundo em renda per capita.
Com a duração de dois dias distribuídos em quatro módulos e ministrado pelos professores Nonato Pereira, secretário de formação e comunicação do PCdoB, e a pedagoga Dora Brasil, coordenadora dos Distritos Educacionais de Manaus e titular do Comitê Regional do Partido no Amazonas, apesar de pouco prazo para a divulgação do curso, o público presente foi além da expectativa. “Tudo foi decidido e encaminhado em um espaço de apenas cinco dias. Estamos surpresos e felizes com o número de participantes, pouco mais de 50 pessoas”, disse Maria Hilda Ribeiro, 44, integrante do PCdoB local e uma das coordenadoras do evento.
Para o presidente do PCdoB-AM, Antonio Levino, o curso de formação faz parte de uma nova visão estratégica do Partido no Amazonas e de um audacioso projeto de investimento, reestruturação, crescimento e formação de novos quadros. Segundo Levino, a participação do partido no governo Lula, a presença inédita no governo estadual, com o deputado Eron Bezerra à frente da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e a expressiva presença do partido nas secretarias de Defesa Civil (Semdec), na Secretaria Municipal de Educação (Semed), no Instituto Municipal de Transportes Urbanos (IMTU) e na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp), proporcionou maior visibilidades do partido na região.
Nos últimos meses, o partido saltou de pouco mais de seis mil para mais de 10 mil filiados, pulando de um para três deputados estaduais e de sete vereadores para mais de 20 novos filiados. Com estes números, apontando como maior crescimento proporcional de um partido no Amazonas nos últimos anos, estima-se que o PCdoB deva lançar candidatos próprios em mais de 30 municípios nas próximas eleições.
O agricultor Davi Gregório, 62, morador do km 120, BR 174, comunidade “Brava Gente”, participando pela primeira vez de um curso do PCdoB, ressaltou a importância do evento. “O PCdoB é um partido diferente, de gente do bem. É um partido que tem uma bonita história de luta de seus militantes contra a ditadura, pela liberdade e justiça social”, disse orgulhoso.
Para a atual presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Presidente Figueiredo, Ivanísia Assunção da Silva, 43, primeira mulher a presidir a entidade dos trabalhadores do campo, o PCdoB é um forte instrumento pela organização dos camponeses. “Este curso nos trouxe mais conhecimento e mais disposição para lutar ainda mais”, disse convicta.
Com a experiência de quem viveu por mais de dois anos, na década de 70, na Rússia, e um ano e meio na China – o maior país socialista do mundo – o secretário municipal de Indústria e Comércio de Presidente Figueiredo, João Mendonça, 56, que já foi filiado ao PPS, o curso básico de vídeo do PCdoB “reacendeu” a sua convicção na defesa do socialismo. “O Brasil precisa de um sistema justo para corrigir as desigualdades e as injustiças sociais”, disse definindo sua provável opção pelo partido.
Já o vereador Marcos Nascimento, 52, que irá assinar filiação no próximo dia 25, no encontro de dirigentes e parlamentares do interior, após participar do curso de vídeo, não escondeu sua satisfação. “Em meus mais de 15 anos de vida pública no PMDB, como parlamentar, nunca participei de um debate tão eloqüente e esclarecedor”, disse acrescentando que o curso tem um caráter didático, profundamente crítico e que serviu para elevar o seu conhecimento político.
De Presidente Figueiredo (AM),
Miguel Pacheco e Cinthia Guimarães