Sem categoria

Prefeita de Aquiraz (CE) é a nova filiada ao PCdoB

O Partido Comunista do Brasil ganhou na manhã desta sexta-feira, 17, mais uma filiada no Ceará. A solenidade de filiação da prefeita de Aquiraz, Ritelza Cabral, aconteceu no Auditório Murilo Aguiar, na Assembléia Legislativa, e contou com a presença de po

Durante a cerimônia de filiação, o presidente estadual do PCdoB no Ceará, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), ressaltou a alegria de receber uma das militantes femininas mais atuantes do estado. ''A filiação de Ritelza Cabral tem uma grande importância para nosso partido e é com muita alegria que hoje concretizamos este 'casamento''', destacou. Patinhas. Ele falou ainda sobre o novo contexto da política brasileira, em que o PCdoB ganha experiência administrativa, acrescentada a uma história de 85 anos de luta com os movimentos populares.
 


 


Patinhas disse também que o diretório ainda articula filiação de outros prefeitos do Ceará e a meta para 2008 é sair com 25 candidatos aos cargos do Executivo e 140 a vereadores. ''Sem a preocupação de inchar o partido; mas temos filiado, também, muitos presidentes de sindicatos, jovens e lideranças populares'', afirmou. Participaram ainda da solenidade de filiação da prefeita Ritelza Cabral, os secretários da Fazenda, Mauro Filho, e da Saúde, João Ananias.
 
 
Partido dos comuns
Muito alegre com as novas filiações, todas consideradas pessoas sérias, comprometidas com o social, Inácio Arruda ressaltou na ocasião, que Ritelza Cabral escolheu o PCdoB ''porque é partido dos comuns, o partido das alianças, um partido que está mais aberto para administrar Fortaleza, para governar o Ceará e o Brasil''. Para Inácio, Ritelza, além de fazer um trabalho direcionado aos mais carentes e ao desenvolvimento da cultura local, ela sabe planejar. ''Hoje Aquirás é um município planejado, que atrai grandes empreendimentos turísticos e industriais e, consequentemente, mais emprego para a população''.
 
        


 


Com a entrada desses novos prefeitos, o PCdoB se torna mais forte para ajudar o Governador Cid Gomes a governar o Ceará, para lutar por mais recursos para o Estado. ''Ritelza faz uma administração transparente, honrada, honesta''. Essa é a sua marca, disse o Senador, ressaltando que ''o partido está de braços abertos para aprender e ajudar na administração de Aquiraz''
 
 


 


Melhor lugar do mundo
Depois de assistir a apresentação de um grupo folclórico dançando ''O Coco do Iguape'', a prefeita de Aquiraz se disse honrada em administrar o município que para ela é ''o mais lindo do mundo, o melhor lugar de se viver''. Exercendo seu segundo mandato consecutivo como prefeita, Ritelza disse considerar um privilégio a oportunidade de governar Aquiraz, a primeira capital do Ceará: ''É a marca de um sonho que se tornou realidade''.


 


 


         
Depois, emocionada, garantiu que a sua ida para o PCdoB é uma questão de ideologia. O Brasil precisa de pessoas sérias, que tenham compromisso com a ética, a cidadania. Precisa de homens e mulheres de boa vontade que possam contribuir para o seu crescimento. E isso eu vejo no PCdoB. Estou aqui também para dar a minha contribuição, para buscar o diálogo''. 


 


 


Ainda durante a solenidade, o deputado estadual Lula Morais, representante do PCdoB na Assembléia cearense, disse que é um grande avanço para o partido a filiação de lideranças femininas, como a prefeita Ritelza, de Aquiraz, a prefeita Augusta Brito, da cidade de Graça, e a vice-prefeita de Milhã, Liana. ''São três mulheres de grande representatividade na política cearense'', ressaltou. A Prefeita de Olinda, Luciana Santos, também destacou o papel diferenciado e significativo das mulheres no PCdoB.


 


 


 


'Por que não?'
Em um bate-pronto com a reportagem do jornal O Povo, de Fortaleza, Ritelza explicou sua filiação. Questionada sobre o motivo que a levou a optar pelo PCdoB, a prefeita retornou ao repórter: “Por que não o PCdoB?”. Em seguida, explicou porque foi para o partido e não para o PSB, legenda com a qual mantém relações estreitas. “O presidente do PSB é meu amigo de infância, o governador é meu irmão; mas o PCdoB é, ideologicamente, mais condizente com minhas crenças”.


 


 


Por fim, Ritelza foi questionada sobre o momento escolhido para se filiar ao partido. “Não existe um motivo específico de ser agora. Coincidentemente deu certo. Estou a um ano e meio de acabar minha gestão e vamos receber apoio do senador para finalizar alguns projetos”, declarou. 
 



 
De Fortaleza,
Danielle Pinheiro e Emília Augusta