Bancada visita fábrica da Nokia em Manaus

A bancada do Amazonas no Congresso Nacional visita nesta sexta-feira (24/08) pela manhã as instalações da fábrica da Nokia em Manaus onde serão apresentados os planos da empresa para o Brasil e o Amazona

Participam da visita representantes do Governo do Estado, Prefeitura de Manaus, Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam). Segundo o diretor de relações governamentais da Nokia do Brasil, Rodrigo Navarro, a reunião com esses segmentos ''representa um esforço suprapartidário para que todos busquem melhorar o ambiente de negócios para a região''.


 


A deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), coordenadora da bancada, diz que a visita já estava programada desde o primeiro semestre. Além de conhecer os planos, a parlamentar explica que serão debatidos os problemas enfrentados pela empresa sobre a desvantagem fiscal em relação às indústrias de São Paulo na produção de aparelho celular.


 


Quando é vendido em São Paulo, o celular produzido pela empresa em Manaus paga 18% de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) contra apenas 7% do mesmo imposto cobrado das indústrias daquele Estado. Como estas últimas recebem um crédito de 7%, as alíquotas do ICMS para elas ficam em zero. Mesmo com o crédito concedido de 6% para o produto de Manaus ainda há uma desvantagem de 11%.


 


Por causa da cobrança diferenciada, os executivos da Nokia reclamam da falta de isonomia. Com base na Lei de Informática, na qual se enquadram os celulares, os impostos deveriam possuir a mesma alíquota, mas o Pólo Industrial de Manaus (PIM) é tratado como um território estrangeiro.


 


Com todas as dificuldades, a empresa comemorou em março passado a fabricação de 100 milhões de aparelhos nos dez anos que está no Brasil, sendo a única entre as maiores a não possuir fábrica em São Paulo.


 


Programação


 


9:00h – 9:30h – Recepção dos convidados e café da manhã de boas vindas;
9:30h – 10:00h – Apresentação da fábrica da Nokia em Manaus, INDT (Instituto Nokia de Tecnologia) e FNE (Fundação Nokia de Ensino);
10:00h – 10:45h – Discussão de desafios e aprimoramento do Pólo Industrial de Manaus;
10:45h – 11:15h – Tour pela fábrica e;
11:15h – 11:45h – Comentários finais. 



 
De Brasília,
Iram Alfaia