Perpétua: monopólio na berlinda

Por pressão da deputada Perpétua Almeida (PcdoB-Ac), ANAC cobrará da Gol Linhas Aéreas, uma solução imediata para o transporte de doentes do Vale do Juruá.

Representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), parlamentares, procuradores estaduais e federais, estarão em Cruzeiro do Sul, distante cerca de 600 km da capital Rio Branco. A reunião poderá definir a quebra do monopólio da Gol no Juruá, ou obrigar a empresa a se ajustar a demanda da Região.


A audiência com o presidente da Agência Milton Zuanazzi, foi solicitada pela deputada Perpétua Almeida do PcdoB, que levou com ela parte da bancada federal do Acre.


De acordo com o presidente da ANAC, se a Gol não se adequar, poderá ser enquadrada com base na resolução de nº 009, que estipula que as companhias aéreas, devem fazer os arranjos necessários para garantir o transporte dos passageiros que necessitem de macas.


Milton Zuanazzi se comprometeu a convidar outras empresas interessadas em operar no trecho. Mas, além disso, a Gol será convidada a assinar um termo de ajustamento de conduta, se comprometendo a destinar um de seus aviões para transportar doentes até Rio Branco.


A deputada Perpétua Almeida do PcdoB, informou que durante a visita dos diretores da ANAC, haverá uma audiência com o governador Binho Marques, para tratar da política de preços que poderá ser adotada futuramente, em rotas internacionais a partir do Acre.


“A idéia é construir um ambiente favrável ao turismo, em viagens barateadas ao Pacífico peruano”, explicou a deputada.


O presidente da ANAC se comprometeu a pedir ajuda ao congresso para incluir na pauta de votação o Projeto de Lei 7.199, de autoria da deputada Perpétua Almeida, que institui o programa de estímulo à malha de integração aérea nacional. O PL prevê a suplementação tarifária destinada a apoiar a abertura e o funcionamento de linhas aéreas domésticas, caracterizadas pelo médio e baixo potencial de tráfego, ou seja empresas regionais.