Conflitos na Colômbia provocam migração rumo ao Equador
Cerca de 200 colombianos chegaram a território equatoriano, na cidade fronteiriça de San Lorenzo, noroeste do país, informou nesta sexta-feira (24) o Alto Comissariado para os Refugiados das Nações Unidas (ACNUR). Essas pessoas, entre as quais diversas cr
Publicado 24/08/2007 14:01
Segundo o ACNUR, “nos últimos anos, esta é a terceira chegada em massa de imigrantes no noroeste equatoriano”. Em novembro de 2005, mais de 800 pessoas encontraram refúgio temporário em San Lorenzo devido a conflitos no lado colombiano.
Em janeiro deste ano, outro grupo de 37 pessoas chegou por via marítima a Tambillo, na província equatoriana de Esmeraldas, pelas mesmas razões.
“Nos últimos anos, o departamento colombiano de Nariño tem sido cenário de conflitos e atos violentos que despertaram preocupação internacional nesta região”, indicou o ACNUR.
O orgão, junto com a prefeitura de San Lorenzo, informou ainda que iniciou o processo de registro das pessoas e o desenvolvimento de um plano de contingência para o caso.
O ACNUR iniciou também o envio de alimentos de emergência para essa região, com o apoio do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, e está analisando a situação para a adequação de albergues e outras necessidades.
O Equador, segundo a organização, é o país latino-americano com maior número de refugiados. Estima-se que 250 mil pessoas, em sua maioria provenientes da Colômbia, estejam no país.
Fonte: Ansa Latina